ALEXSANDRA MENEZES capa

ALEXSANDRA SILVA DE MENEZES – PROFISSIONAL DA BELEZA participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

O espírito empreendedor é o que move a jovem profissional da beleza Alexsandra Silva de Menezes, de 23 anos. Muito cedo, aprendeu a se virar sozinha. Aos 17 anos, trabalhava como vendedora em uma loja de roupas. Hoje, tem o próprio salão de beleza, que montou em casa, para conseguir cuidar do filho Samuel Eduardo, que está com 5 anos de idade. A empreendedora se inspira nos ensinamentos do coach de resultados Paulo Vieira. “A frase que mais gosto dele é: Pessoas de sucesso escolhem o melhor caminho e não o caminho mais fácil”, afirma.
Alexandra cresceu no bairro da Campina do Barreto, zona norte do Recife, onde morava com a mãe, um irmão, uma irmã e uma prima. Precisou amadurecer cedo. Engravidou aos 17 anos e se viu na responsabilidade de criar o filho. Depois de perder o primeiro emprego, percebeu que precisava trabalhar com algo que a permitisse cuidar da criança. Certo dia, depois de fazer um procedimento para tratar e hidratar o próprio cabelo, recebeu vários elogios de pessoas próximas. Não demorou a começar a receber pedidos de amigas para fazer nelas, também.
Isso despertou em Alexsandra Menezes o lado empreendedor. “Com o tempo, passei a cobrar pelo serviço. “Recebia 50 reais por cada procedimento e, a partir daí, passei a atender em casa, apenas para aplicação de botox”, contou. No começo, a cabeleireira não tinha equipamentos. Tudo que usava era emprestado e não tinha formação na área de cabelo. “Meu esposo não trabalhava, eu não tinha como pagar um curso e usava produtos mais baratos, de menor qualidade”, relembra a cabeleireira.
Aí veio a pandemia da Covid-19. As pessoas não podiam sair de casa. Alexsandra ficou sem trabalhar, mas viu oportunidades nesse momento difícil. Com o auxílio financeiro liberado pelo governo, decidiu investir na profissão. “Comprei lavatório de segunda mão, meus equipamentos, espelho e uma cadeira, também usada”, relata. Quando os atendimentos começaram a ser liberados pelo governo, ela passou a atender no terraço da casa para onde se mudou, no Vasco da Gama. “E fui alcançando o público do meu bairro”, completa.
Com ajuda da família, a jovem visionária investiu na formação profissional. Fez curso de cabeleireira completo, se especializou em progressiva, saúde capilar e método loiro sustentável. “Foi minha irmã mais velha que pagou o meu primeiro curso de cabeleireira on-line”, revela. A profissional da beleza também fez curso de gestão financeira e começou a estudar Marketing. Hoje ela também ministra um curso de alisamento que chamou de “Liso Mágico”, também em casa.
Alexsandra Menezes diz que desde criança admirava a profissão de cabeleireira, “porque percebia que ajudava a empoderar as mulheres”, mas afirma que não sabia que tinha jeito para a profissão. Foi através de uma amiga que a empreendedora descobriu habilidades na área. A garota pediu que ela fizesse uma escova em seu cabelo, que é cacheado. “Eu fiz e a mãe dela perguntou se eu tinha feito algum curso de cabeleireira e me aconselhou a investir, pois achou que eu tinha dom”, relembra Alexsandra.
Apaixonada pelo que faz, Alexsandra Menezes diz que se realiza ao ver o sorriso das clientes satisfeitas e por poder elevar a autoestima delas através do cabelo. A história da jovem da periferia, criada apenas pela mãe, hoje já inspira outras pessoas. Recentemente Alexandra foi entrevistada por um jornal local para uma reportagem sobre empreendedorismo em casa. “Hoje me sinto uma profissional realizada, posso ajudar minha família, pagar uma escola melhor para meu filho, e investir numa carreira profissional mais sólida”, diz orgulhosa.
Esse orgulho vem de olhar para trás e ver o quanto evoluiu como pessoa, como profissional e financeiramente. “Todos os dias só me vem à mente a palavra GRATIDÃO. Agradeço a Deus por tudo.” Ela revela que tem muitos planos para o futuro, mas agora, vai focar na profissão e na melhoria da qualidade de vida. “Quero fazer cursos em outros países, ter casa e carro próprios e viajar com a família.” O conselho que ela dá a quem inicia na profissão: “Comece com o que tem em mãos, sempre dando o melhor, pois o Senhor é o Deus que realiza sonhos!”, conclui Alexsandra.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados