ANNA RODRÍGUEZ capa

A cubana Anna Rodríguez é escritora, atriz e empresária, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

Sua vida é uma história inspiradora de paixão pela arte, perseverança e dedicação à comunidade. Nasceu em 10 de novembro, na província de Santiago de Cuba. É filha de Noelia Ojeda Salazar (in memorian) e Raúl Orta Rodríguez Driggs. Desde muito jovem, Anna demonstrou um profundo interesse pela dança moderna e folclórica. Em Santiago de Cuba, onde nasceu e cresceu, iniciou sua jornada artística, estudando o nível elementar de Dança Moderna e Folclórica na Escola Profissional de Artes “30 de Noviembre”. Seu talento e paixão foram essenciais para seu sucesso profissional.
Muito jovem, prosseguiu os estudos na “Escola Profissional de Instrutores de Arte El Yarey”, na província de Granma, Cuba. Formação que marcou o início de uma carreira promissora nas artes cênicas. Em 1991, Anna conquistou a primeira oportunidade como bailarina profissional. A dançarina embarcou em uma turnê para a Espanha com o Studio 2 Salsa Orchestra de Manzanillo, a convite do falecido empresário espanhol José María Becerra Ponce. Esse evento não apenas solidificou sua carreira no cenário artístico, mas também proporcionou uma valiosa experiência internacional. “Agradeço eternamente a minha mãe Noelia Ojeda Salazar e minha avó materna Lucía Salazar Semanat. Elas foram os grandes pilares da minha vida. Me incentivaram a ter amor aos estudos e ao trabalho para que eu conquistasse tudo que tenho hoje”, diz emocionada.
Ao retornar à Cuba com uma carta de recomendação do primeiro empresário, Anna se uniu à comunidade para realizar um trabalho social no município de Julio Antonio Mella, na província de Santiago de Cuba. Foi nesse momento que a bailarina começou a moldar sua atuação social, criando os primeiros projetos culturais comunitários, Avances e Teatrica, onde trabalhou com crianças de sua própria comunidade. Com determinação e disciplina incansáveis, Anna Rodríguez alcançou outro marco significativo na carreira em maio de 1999, quando sua companhia, Avances, realizou a primeira turnê internacional para participar do Wereld Kinder Festival na Holanda, representando Cuba com muito sucesso.
Após uma série de conquistas na cena cultural cubana, Anna se casou com Andreas Hesse, em 25 de novembro de 1999, na cidade onde nasceu. No mês de abril do ano seguinte, ela se mudou para a Alemanha, onde encontrou o marido e iniciou uma nova vida em Frankfurt am Main. Os primeiros anos na Alemanha não foram fáceis, Anna trabalhava cuidando de crianças, dando aulas particulares de espanhol, chegou a vender caipirinhas e trabalhar dançando samba. Ritmo que aprendeu com Rosalí Silveira, no restaurante “Brasil”, em Westend, Frankfurt. Em 2007, depois de muito economizar, com foco e disciplina, a cubana conseguiu realizar o sonho de inaugurar o próprio estúdio privado, o Tanzstudio Anna Rodríguez. Lá, a atriz e bailarina passou a exibir suas performances, como a Teatrica, destinadas a crianças bilíngues na cidade de Frankfurt am Main.
Nesse período, o talento de Anna Rodriguez chamou a atenção da jovem diretora Rosio Hanisch, que colaborou com a produção do primeiro curta-metragem de Anna, “Rosa Negra”. O filme foi exibido com sucesso no Festival Cuba im Film, em Frankfurt (2010), e no Festival de Cine Pobre, em Gibara, Holguín. Em 2011, a empreendedora precisou passar por uma cirurgia de emergência, quando decidiu retornar à Cuba para se recuperar em sua terra natal e comprou uma casinha para revitalizar o projeto Teatrica. Lá ela reuniu crianças de sua nova comunidade no município de Regla, Havana, para estudar teatro. O projeto durou sete anos.
Em 2019, a carreira de Anna deu um novo passo quando ela foi convidada pelo diretor de cinema cubano Alejandro Gil para atuar em seu longa-metragem “Inocência”. Foi a oportunidade de brilhar nas telas do cinema cubano com seu papel como Lucía. Mas no ano de 2020, a pandemia da COVID-19 interrompeu atividades em todo o mundo. Anna retornou à Frankfurt am Main e decidiu se concentrar em suas redes sociais na internet. Foi assim que nasceu sua revista “Anna Magazine”, uma plataforma para compartilhar sua paixão pela arte, cultura e experiências de vida.
Anna Rodríguez é fundadora e diretora da revista. Sua equipe Enganche Creativo é composta por jovens designers cubanos, formados pela Universidade de Design, em Cuba. Mariana Vila é a diretora de design e redação da revista. Neste ano de 2023, Anna Rodríguez e sua equipe lançaram as três primeiras edições da “Anna Magazine”. Agora, a escritora, atriz e empresária tem a oportunidade de compartilhar seu sucesso e inspiração com a Revista Internacional Destaque Nordeste. “É um grande privilégio poder compartilhar nossa conquista nesta tão respeitada revista”, afirma. Para conhecer o trabalho de Anna, você pode acessar suas redes sociais: You Tube @annarodriguezcuba. Facebook @annarodriguezmagazine, Instagram @magazineanna e Tik Tok: @annamagaz3.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados