CARLA FARIAS
cabeleireira, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)
O pastor e escritor americano Max Lucado falou certa vez: “Deus nunca disse que a jornada seria fácil, mas Ele disse que a chegada valeria a pena”. A cabeleireira Carla Farias Barbosa é prova viva desse pensamento. Tem 37 anos, onze deles dedicados à área da beleza. É dona do Studio da Beleza Carla Farias (@carla.fariasbeauty), na cidade de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. Uma carreira que lhe enche os olhos, desde menina, quando observava a mãe, dona Sônia, arrumando os cabelos no salão. “Depois ela ficou sem dinheiro e comprava tinta e alisante para usar em casa. Nesse tempo eu tinha uns 7 anos e ela pedia minha ajuda para aplicar no cabelo. Eu fui fazendo aquilo e fui tomando gosto”, lembra. Um encanto que logo teve que ficar guardado, porque, desde muito cedo, Carla precisou assumir grandes responsabilidades.
A profissional da beleza nasceu no dia 27 de junho de 1986, em Camaragibe, é filha do feirante Carlos Alberto Barbosa, com a dona de casa Sônia Farias da Silva, e tem cinco irmãos: Edvaldo, com 45 anos, Adeildo, 40, Bruno, com 33, Bruna, 32 e o mais novo Elso, do segundo casamento da mãe, tem 30 anos. A garotinha que corria pelas ruas do bairro João Paulo II, na cidade de Camaragibe, ia todos os dias com os irmãos mais velhos ajudar o pai, que tinha um banco de frutas e verduras no Ceasa. Seu Carlos, apesar de cuidar bem dos filhos, costumava ser agressivo com a mulher, que com medo saiu de casa, mas não teve condições financeiras de levar as crianças.
Com a separação dos pais, antes dos dez anos de idade, Carla teve que largar as brincadeiras para tomar conta da casa e dos irmãos mais novos. “Meu pai dizia que eu era mulher e mais velha e tinha que cuidar de tudo. Eu ia para escola, mas antes tinha que deixar a comida pronta. Além de fazer almoço, eu lavava os pratos e a roupa da casa”, conta. A menina ainda tinha que ajudar o pai e os irmãos no Ceasa e, aos sábados e domingos, ia com seu Carlos vender jiló na feira do Cordeiro e no Mercado da Madalena. Quando ela fez 12 anos, a mãe foi buscar os irmãos pequenos, mas ela não quis ir. Só no ano seguinte decidiu ir morar com dona Sônia. “Eu era muito pequena e me senti abandonada, mas depois de adulta consegui compreender tudo o que a gente passou”, revela a cabeleireira.
A infância difícil e sofrida acabou não deixando Carla terminar os estudos. Na adolescência as responsabilidades continuaram nos cuidados com a mãe, que faz tratamento para depressão. Sem falar que a cabeleireira foi mãe aos 16 anos. O longo período de lutas, porém de crescimento pessoal, fez com que ela adiasse o sonho de se tornar cabeleireira. Mas ela não desistiu e com 27 anos começou a estudar e a se preparar para exercer a profissão. “Eu fiz vários cursos na área, desde cortes, escova e pintura a terapia capilar”, enumera. A empreendedora fez ainda especialização em cosmetologia, em Fortaleza, formação técnica em colorimetria, na Hair School International, e um curso de especialista em loiros, os dois em São Paulo.
Hoje a cabeleireira Carla Farias se sente muito feliz. “Vivo minha melhor fase, pois estou conseguindo realizar antigos sonhos e quero fazer muito mais”, diz emocionada. Não foi nada fácil para ela chegar até aqui. Com uma força enorme e uma determinação impressionante, ela fala com firmeza: “Você tem que se esforçar muito para vencer. Mudei muito, hoje sou uma profissional bem melhor, porque estudo e tenho conhecimento”, avalia. Ela é casada com o barbeiro Alcimar Silva de Lima e é mãe de Carlos Manoel Barbosa da Silva, de 21 anos, Geovana Barbosa da Silva, de 16, e Alex Miguel Barbosa de Lima, de 11 anos. “Minha família é tudo pra mim. Eu procuro fazer o melhor pelos meus filhos. Meus pais vieram de histórias difíceis na infância e reproduziram tudo comigo e meus irmãos e eu, graças a Deus, fiz diferente, rompi um ciclo”, comemora a cabeleireira.
2 Comentários
Que história linda!
Parabéns!
[…] Carol Espíndola participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Carla Farias participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Cacau de Paula participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste […]