Daiane - Copia

DAIANE SAMPAIO
cabeleireira profissional colorimetrista master e esteticista, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

Aos 27 anos, Daiane Costa Sampaio é dona de dois salões de beleza. A jovem nasceu na cidade de Piripiri, no Piauí, a 161 quilômetros da capital Teresina. A filha dos agricultores Gilberto e Maria dos Remédios cresceu junto com o irmão Gildanes, no povoado de Patizal, na zona rural da cidade. É cabeleireira, colorimetrista master e esteticista. Desde criança ela sempre teve um espírito empreendedor. Com cerca de oito anos de idade fazia pequenas peças de crochê e vendia para conhecidos. O talento para a área da beleza também foi revelado cedo. As amigas logo perceberam sua habilidade e sempre a pediam para arrumar os cabelos delas.
Mas Daiane tinha o sonho de ser professora, profissão à qual se dedicou dos 18 aos 22 anos. A jovem dava aulas numa creche, a crianças de três anos. Aos 20 anos ela casou e teve o primeiro filho. Quando bebê completou cinco meses, ela pediu a separação. “Eu era constantemente agredida, até grávida, fui espancada. Foi um período muito difícil. Digo que toda mulher tem que ter amor próprio. A partir da primeira agressão separa, porque não há mudança para o homem violento”, aconselha.
Apesar da experiência traumática, a jovem conseguiu se reerguer, e amadurecer com tudo que passou, como na frase da escritora e poetisa brasileira Cecília Meireles: “Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira”. Para complementar a renda, Daiane Sampaio fazia alguns trabalhos como cabeleireira. Mas não era ainda uma atividade fixa. Somente aos 22 anos, ela repensou a vida profissional. Casada pela segunda vez, a professora que fazia bicos como cabeleireira foi questionada pelo esposo Paulo Sérgio com qual profissão realmente se identificava. A pergunta a fez refletir sobre o que realmente queria e gostava de fazer. Ela se deu conta de que sua verdadeira vocação era a área da beleza.
A jovem resolveu montar o primeiro salão de beleza, em 2019, no povoado de Patizal. No início, as dificuldades financeiras foram grandes. Ela comprou móveis e produtos no cartão de crédito. O pai e o marido a ajudariam, caso não conseguisse pagar. O medo de não aparecerem clientes era grande, mas Daiane estava determinada a fazer o seu negócio prosperar e, com o incentivo da família, conseguiu ir se estabelecendo. “Os atendimentos iniciais foram suficientes para pagar todas as despesas com a montagem do salão, apenas os móveis foram presentes do meu pai e do meu esposo”, comemora a profissional da beleza.
A busca pelo crescimento profissional levou Daiane Sampaio a estudar na cidade de Piripiri. Ela se formou como cabeleireira e esteticista pelo Instituto Deusa Meneses. Além do curso de cabeleireira, ela fez de loiros, mechas, terapia capilar, e o de colorimetrista master, com Helena Almeida. Sua determinação e paixão pelo que faz a ajudaram a superar obstáculos e transformar o sonho em uma carreira de sucesso. “Fico emocionada ao ver os rostos das minhas clientes felizes com o resultado do meu trabalho”, confidencia. A cabeleireira acredita que a pandemia contribuiu para seu crescimento profissional. “Enquanto muita gente sofria as consequências por estar com seus negócios fechados, eu comecei a receber muitos chamados para atender em domicílio, porque as famílias tinham receio que seus idosos saíssem e, com isso, fui ganhando clientes”, conta.
Por este motivo, quando abriu o primeiro salão, ela já tinha uma boa clientela e a novidade no bairro atraiu mais gente nova. A segunda unidade foi aberta agora em 2023, no centro de Piripiri. “Sou muito grata a minha família por minhas conquistas. Meus pais, que sempre quiseram o melhor pra mim, e meu marido, que é um verdadeiro parceiro, me ajuda em tudo, me apoia emocionalmente e é um pai exemplar para meus filhos”, diz emocionada. Daiane é mãe de Enzo Denner, de 6 anos e de Liah Esmee, de 2 anos. “Estou muito honrada em receber o Prêmio Destaque Nordeste, que dedico a minha família. Agradeço a Deus, porque através da minha profissão estou melhorando de vida e posso ajudar meus pais. O conselho e mensagem que deixo: Lute sempre! As quedas existem, mas o levantar é imprescindível”, finaliza a cabeleireira Daiane Sampaio.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados