São 41 anos de uma bem sucedida carreira, que começou ainda na adolescência. Daniel Bezerra trabalhou em salões na capital pernambucana, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Foi nesta última cidade onde o cabeleireiro, hoje com 54 anos, passou a investir ainda mais no seu crescimento profissional, fazendo vários cursos de aperfeiçoamento técnico em grandes empresas da área. Hoje é engenheiro de corte e construção de cortes femininos, colorimetrista e dono do próprio salão de beleza, no Recife. O profissional da beleza agradece aos pais, dona Antonina Tavares e Arlindo Bezerra, já falecido, por tudo o que conquistou até aqui. Ele também acredita que sem gratidão e humildade não teria conquistado nada. Como diz a frase do gênio da física Albert Einstein:“Não tente se tornar uma pessoa de sucesso, prefira tentar se tornar uma pessoa de valor”.
Daniel cresceu no bairro de Brasília Teimosa, na zona sul do Recife. A mãe era empregada doméstica e o pai, portuário. A origem humilde não impediu que ele e os irmãos Maria do Socorro, Dima e Francisco (falecido no ano passado), tivessem uma infância feliz. Aos 12 anos, ainda menino, Daniel perdeu o pai e percebeu que era hora de pensar no futuro. Inspirado na vizinha Marleide, que era cabeleireira, ele fez o primeiro curso na área, aos 14 anos de idade, no Sindicato dos Tecelões, no Centro do Recife. Na época, Daniel Bezerra conheceu aquela que seria sua referência inicial na área de beleza: Severina José Leal. Dona Sevi o ensinou cortar e escovar cabelos. “Nossa convivência me estimulou a aprender cada vez mais”, relembra.
A partir do curso, o cabeleireiro começou a ajudar no salão de beleza da vizinha Marleide. Lavava cabelos, aplicava hidratação e organizava o espaço para receber bem as clientes. Aos 18 anos conquistou o primeiro emprego, lá mesmo em Brasília Teimosa. Um ano depois ele foi embora para o Rio de Janeiro morar com a Tia Iracema e fez um curso de especialização. Para custear os estudos, o jovem trabalhava na empresa de confecção da tia. Daniel ficou no Rio por cinco anos e aproveitou para se aperfeiçoar e conhecer as novas tendências que chegavam aos salões de beleza carioca. “Foi na época em que trabalhei num salão de maior estrutura, com profissionais mais experientes e renomados”, conta.
Daniel Bezerra estava com 24 anos, quando voltou ao Recife. Sentia falta da família. E logo foi trabalhar em um salão no Bairro da Tamarineira, na zona norte, onde coordenou equipes de corte, escova e coloração. Em 1998, Bezerra se mudou para São Paulo. “Fui lá passar carnaval e recebi um convite para trabalhar num salão, nos Jardins, bairro nobre da cidade”, recorda. Ficou 10 anos na capital paulista. O cabeleireiro aproveitava as poucas horas livres para fazer cursos.
Em 2006 o profissional da beleza voltou para Pernambuco, com a intenção de empreender. Mas antes trabalhou no salão de beleza de Edjane Maciel, que conheceu na adolescência. “Ela foi fundamental para que eu ganhasse segurança, determinação e foco para ter meu próprio espaço. Além disso, ganhei experiência em Recursos Humanos para lidar com minha equipe de trabalho”, relata. Em 2019, Daniel foi novamente ao Rio de Janeiro para fazer o curso de Engenharia de Corte com o professor Claudiney Ravaglia, da Academia Ravaglia. Ele também se formou em Colorimetria Internacional pela Academia de Uami em Barletta, na Itália, com a orientadora e mestra Helena Almeida.
Há nove anos o cabeleireiro tem o próprio salão na Rua Afonso Celso, nº 284, no Bairro do Parnamirim, zona norte do Recife. Faz agendamento pelo seu Instagram (@danifashionrocha) e também pelo Whatsapp: (81) 99756-0472. Pela terceira vez consecutiva Daniel Bezerra é homenageado com o prêmio da Revista Internacional Destaque Nordeste. “Sou muito grato a todos que me ajudaram a chegar até aqui”, afirma o cabeleireiro.
© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados
1 Comentário
[…] David Moraes participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Daniel Bezerra participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Dalva Cabral participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste […]