DÉBORA DANRE VALE ESTA FOTO - Copia

DÉBORA DANTE
micropigmentadora estética e tatuadora artística, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

Débora Dantas dos Santos, 43 anos, é micropigmentadora estética e tatuadora artística. Adotou o nome artístico de Débora Dante. Em 13 anos de carreira, conquistou reconhecimento e sucesso em suas áreas de atuação. Em 2021, recebeu o “Prêmio Tebori de Ouro” – edição Pernambuco e o “Prêmio Destaque Personalidade” edição Brasil. Conquistou ainda o “Prêmio Mãos de Ouro”, edição Pernambuco 2022, e o “Prêmio Êxito Profissional”, edição Pernambuco 2023″. Tem uma frase do poeta e escritor italiano Dante Alighieri, que a profissional da beleza considera muito marcante: “A beleza desperta a alma para agir”. “Essas palavras resumem bem a minha intenção na hora de executar o meu serviço, pois acredito que quando nos conectamos com os aspectos da harmonia e da proporção divina, nós desencadeamos mecanismos nas funções cerebrais, que nos despertam por dentro, reativando essa virtude da beleza, no fundo das nossas almas”, filosofa a artista.
Débora Dante nasceu no dia 11 de agosto de 1980, na cidade do Recife, em Pernambuco. É filha de Dirceu Albino dos Santos e Patrícia Gohring Dantas. A irmã, Renata Dantas dos Santos, tem 42 anos e o caçula Dirceu Albino dos Santos Júnior morreu em casa, aos 18 anos, depois de sofrer subitamente um aneurisma cerebral. Era cinco anos mais novo que Débora. “Ele era artista também, gostava de dançar, tocar violão e poesias. Foi um grande trauma pra família”, relembra com saudade. Débora tem ainda outros três irmãos, mais velhos, do primeiro casamento do pai: Ricardo, Leonel e Dorotéia.
Entrar na área da beleza não estava nos planos de Débora. “Não escolhi a profissão, na verdade, foi a profissão que me escolheu!”, ela diz com entusiasmo. Desde a infância, a beleza e a arte estiveram profundamente enraizadas em sua vida, mas ela nunca imaginou que se tornaria uma profissional reconhecida no mercado de beleza e estética de Recife. A recifense já fez pintura a óleo sobre tela e ministrou aulas de arte por sete anos. Sua paixão pela figura humana e sua habilidade em criar obras magnéticas eram inegáveis. No entanto, naquela época, a falta de recursos, como as redes sociais dificultava a promoção de seu trabalho.
A inspiração de Débora para a beleza, a arte e o empreendedorismo veio de sua avó materna, Érica Gohring Dantas. Seu bisavô, um cabeleireiro formado na Alemanha, estabeleceu um salão de beleza em Porto Alegre após fugir da Segunda Guerra Mundial. Érica, adolescente na época, se uniu à família e aprendeu a criar penteados, fazer sobrancelhas finas e arqueadas, à moda do cinema hollywoodiano, e também se tornou manicure. Mais tarde, conheceu o paraibano Nilton Xavier Dantas, matemático e oficial das forças armadas, apaixonou-se, casou-se e foi morar no Recife. Na capital pernambucana, Érica continuou empreendendo, primeiro com costura e depois com uma pousada que oferecia um autêntico café da manhã nordestino. Finalmente, a casa da família se transformou em um atelier de artesanato, onde Débora começou a dar aulas de pintura em tela.
Com os dons herdados de família, ao longo dos anos Débora Dante experimentou várias carreiras, incluindo maquiagem, modelagem, fotografia e, até mesmo, estudos aprofundados em filosofia, psicologia e terapias complementares. No entanto, foi em 2012, após um divórcio e a necessidade de sustentar seu filho, que ela se lançou na micropigmentação estética. O início foi repleto de incertezas, mas com determinação e paixão, ela se tornou uma profissional altamente respeitada e procurada. A profissional da beleza não se limitou a seguir o protocolo padrão. Ela buscou constantemente aperfeiçoamento e acumulou mais de 40 certificações ao longo de sua carreira. Além de seu trabalho na micropigmentação estética, há quatro anos ela encontrou uma nova paixão na tatuagem artística. “Acredito que essa forma de arte me proporciona a liberdade criativa que a estética não pode expressar completamente”, revela. Débora procura sempre se aprimorar e levar a conscientização sobre o significado das tatuagens para seus clientes.
Débora é mãe Leonardo Montini Dantas Cordeiro Pena, de 24 anos, que herdou os dons artísticos e a capacidade de se recriar da mãe. Ele é graduado e pós graduado em Design de Moda. “Mas uma questão séria de doença renal, descoberta quando ainda era bebê, o impediu de atuar na área, pois a qualquer momento precisaria de um transplante”, conta Débora. E a previsão aconteceu em plena pandemia da Covid-19, quando Leo perdeu a função dos dois rins e precisou fazer hemodiálise. Há um ano e meio ele foi transplantado na véspera de completar 23 anos. “Amanheceu no dia do aniversário com um órgão novo e, pasme! Depois eu soube que a doadora (por óbito) tinha o mesmo nome que eu: ‘Débora’…”, afirma a mãe emocionada.
A micropigmentadora estética continua a abraçar a evolução e o aprendizado constante. Ela compartilha sua paixão e sabedoria com as próximas gerações na área da beleza, incentivando-os a persistirem em seus sonhos e acreditarem em si mesmos. Débora acredita que a beleza desperta a alma para agir e busca inspirar seus clientes a verem o lado belo da vida. O espaço Débora Dante Arte e Beleza fica no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife. Para conhecer o trabalho dela, acesse o perfil @deboradante11, no Instagram. O telefone para marcação de horários é (81) 99548.1691.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

2 Comentários

  • Ingomar Aschenbrenner

    Parabéns Débora pela sua coragem, dedicação e persistência, que hoje são coroados nesta revista internacional do destaque Nordeste!
    Deus te ilumine e abençoe nessa sua viagem pela estética e beleza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados