Foto1 - Copia

LUCIANA ARAÚJO
Embaixadora do cuidado, palestrante, professora e escritora, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

A pernambucana Luciana Angélica Ribeiro de Araújo é criadora do projeto pioneiro Cuidar do Cuidador, que revolucionou o sistema educacional do Brasil. O projeto fez parte da grade curricular do curso de especialização da faculdade Instituto de Pesquisa e Gestão em Saúde – IPGS, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A empreendedora educacional trouxe a proposta para seu estado de origem e passou a implantá-lo em escolas públicas e particulares e agora avança pelo país. A educadora já ministrou mais de mil palestras pelo Brasil, transformou mais de 10 mil crianças, famílias e professores, realizou mais de 100 formações para o sistema educacional, nas redes pública e privada de ensino. Referência em Educação no País, ela já participou de várias entrevistas e reportagens de TV, jornais, sites e revistas em todo o Brasil.
A empreendedora educacional idealizou o projeto a partir de estudos científicos da neurociência, da psicomotricidade e da antroposofia para criar uma rede de apoio que cuida e prioriza a educação do ser integral, acessando o autodesenvolvimento da criança e de seu cuidador. O projeto Cuidar do Cuidador é regido por quatro pilares: autoconhecimento, autocuidado, autorresponsabilidade e autoeducação. É um método voltado à preservação da saúde do profissional que cuida de outras pessoas, a exemplo dos professores. “Mais de 5 mil cuidadores já foram atendidos pelo projeto e hoje contribuem para o desenvolvimento do seu país”, afirma a embaixadora do Cuidado.
Neste ano de 2023, Luciana publicou o livro “Comece por você”, onde defende que para cuidar de outras pessoas, nós precisamos cuidar primeiro de nós. “A melhor fase da minha carreira é a que estou vivenciando agora, unindo a experiência e repertório da minha jornada, com a maturidade pessoal e profissional”, declara. Formada em Educação Física, Luciana Araújo esteve, durante 14 anos, à frente do Tia Lu – Espaço Ser Integral, uma escola de natação que funcionava em Olinda. Em 2017, ela começou a sentir necessidade de contribuir de alguma forma com o sistema educacional do país. “Meu coração começou a mostrar que precisava transicionar de carreira e ir por completo para área de educação, onde estou até hoje”, explica. A profissional de educação tem também especializações em Neuropedagogia, Psicomotricidade Relacional, Psicomotricidade Aquática e Reaprendizagem Criativa; tem ainda estudo presencial e prático no sistema educacional europeu e estudo presencial com o sistema educacional indígena.
Além de empreendedora educacional, professora e escritora, Luciana é mãe, palestrante e Embaixadora da Primeira Infância do Recife; dá aulas em cursos de pós-graduação em universidades de todo o Brasil, é gestora de projetos educacionais e líder social. Ela se auto define assim: “Empreendedora por missão, professora por paixão e mãe para dar sentido ao tanto de amor que existe em meu coração… Sou uma pessoa extremamente feliz por viver todos os dias de minha vida no que tanto acredito: Cuidar da educação é cuidar da humanidade”.
A Embaixadora da Primeira Infância do Recife tem 41 anos, nasceu no dia 19 de outubro de 1982, no Recife, e atua há mais de 15 anos na Educação. “Desde a infância, o caminho do cuidado e da comunicação, sempre foram aspectos que faziam muito sentido em minha vida e à medida em que fui crescendo era potencializado”, afirma. Luciana relata que todas as suas escolhas, pessoais e profissionais, sempre estiveram alinhadas a esse pensamento. “Meus pais e minha família foram as primeiras inspirações, além de me ensinarem pelo exemplo, estavam sempre atentos, proporcionando ambientes e estímulos facilitadores para que tudo que estivesse em nossa essência pudesse se desenvolver de forma natural e real”, revela.
Para quem deseja seguir a área de educação, a professora diz: “Conheça sua verdadeira essência e identidade, desenvolva seus talentos, dedique-se e faça sempre o seu melhor, elimine as distrações do caminho; esteja sempre com pessoas e em ambientes que te impulsionem e encorajem; jamais deixe de acreditar em você e no seu coração. Seja sempre grato a Deus, a sua família e a tudo e todos que fizeram parte dessa caminhada, pois tudo nos faz crescer”, finaliza.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados