DSC_0752 - Copia (2)

LUCIENE FERREIRA
Cabeleireira, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

Luciene Ferreira é cabeleireira há 27 anos. O salão montado por ela funciona há quase três décadas em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes. Lucy tornou-se profissional da beleza em uma época em que dona de salão fazia de tudo um pouco: corte, pintura, penteado, maquiagem e até manicure. “Comecei a me interessar pela profissão desde criança. Minha mãe não tinha dinheiro para ir ao salão e cortava o próprio cabelo. Ela me ensinou a cortar, também”, recorda.
Luciene Ferreira Pires Lima nasceu no dia 21 de setembro de 1964, em uma maternidade do Recife, mas a família morava em Jaboatão, no bairro de Cavaleiro, onde a profissional da beleza vive até hoje. O primeiro curso de cabeleireira que Luciene fez foi numa organização não governamental, a Legião Brasileira de Assistência, LBA. A ONG, já extinta, oferecia cursos profissionalizantes gratuitos e ela fez o curso completo de cabeleireiro. “Lembro, como se fosse hoje, que a professora disse: nunca pare você leva jeito”, conta.
Mas, aos 24 anos, ela ficou viúva, com dois filhos pequenos. Então começou a trabalhar em casa fazendo bolos e costurando para sustentar os meninos. “Até a pensão sair, demorou nove meses e eu fui me virando como podia”, lembra. Contudo, o que ela ganhava não cobria todas as despesas. Para completar a renda, Luciene começou a receber em casa algumas clientes para dar mechas. Depois, uma vizinha ofereceu o terraço de casa para ela ter um pouco mais de espaço para atender. “Foi um começo difícil, pois o que ganhava não dava para comprar equipamentos e materiais. Uma tia minha, que era médica, me ajudou a comprar um espelho e uma cadeira”, revela.
Antes de abrir o próprio espaço, a cabeleireira ainda trabalhou em dois salões. Muita coisa aprendeu observando outras pessoas fazerem. “Naquela época não existia tantas opções de cursos como tem hoje e alguns eram muito caros”, comenta. Mas ao longo do tempo fez vários cursos de penteado, maquiagem, sobrancelhas e técnicas de coloração. Alguns deles foram realizados em São Paulo, no Paraná e na Paraíba. “Ainda guardo todos os meus certificados”, diz com orgulho a cabeleireira. No ano de 2016, mais um entrou para a coleção: o do Troféu Tesoura de Ouro.
Há 24 anos a profissional da beleza atende no número 75, da rua 7 de setembro, bairro de Cavaleiro, em Jaboatão. No espaço Lucy’s Designer (Intagram: @lucysdesigner12 ), ela tem uma clientela fiel e continua sendo uma uma multi profissional. Além de corte, pintura e tratamentos para cabelo, também faz penteado e maquiagem. “Gosto de cortar e deixar a pessoa mais jovem. Também amo preparar noivas e deixá-las belas e produzidas”, afirma a cabeleireira que, aos 59 anos, mantém o mesmo entusiasmo dedicado às clientes do início da carreira profissional.
. “Não dê as costas a possíveis futuros, antes de ter certeza de que não tem nada a aprender com eles”. Assim como ensina a frase do escritor norte-americano Richard Bach, Luciane Ferreira aprendeu com cada experiência, cada oportunidade. Os anos vividos não a deixaram se acomodar. Ela ainda planeja viajar para a Argentina e para Portugal para fazer novos cursos de aperfeiçoamento e especialização. “A melhor fase é sempre o hoje. Procuro sempre aprender coisas novas e hoje sou muito melhor”, analisa. Para quem começa agora na profissão, ela diz: “Lidar com o público não é fácil. Mas se gosta do que faz, continue. Não desista!”
Lucy é mãe de Jeferson, de 40 anos, Ronaldo, de 39, filhos do primeiro casamento, e Rafael, de 21 anos, do casamento atual com Reginaldo Santana. A cabeleireira tem quatro netos: Kaylane, de 18 anos; Ágata, de 12 anos, e Andino, de 3 anos; filhos de Ronaldo, e Valentina, com 11 anos, filha de Jefferson.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados