LUCIENE FERREIRA
Cabeleireira, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)
Luciene Ferreira é cabeleireira há 27 anos. O salão montado por ela funciona há quase três décadas em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes. Lucy tornou-se profissional da beleza em uma época em que dona de salão fazia de tudo um pouco: corte, pintura, penteado, maquiagem e até manicure. “Comecei a me interessar pela profissão desde criança. Minha mãe não tinha dinheiro para ir ao salão e cortava o próprio cabelo. Ela me ensinou a cortar, também”, recorda.
Luciene Ferreira Pires Lima nasceu no dia 21 de setembro de 1964, em uma maternidade do Recife, mas a família morava em Jaboatão, no bairro de Cavaleiro, onde a profissional da beleza vive até hoje. O primeiro curso de cabeleireira que Luciene fez foi numa organização não governamental, a Legião Brasileira de Assistência, LBA. A ONG, já extinta, oferecia cursos profissionalizantes gratuitos e ela fez o curso completo de cabeleireiro. “Lembro, como se fosse hoje, que a professora disse: nunca pare você leva jeito”, conta.
Mas, aos 24 anos, ela ficou viúva, com dois filhos pequenos. Então começou a trabalhar em casa fazendo bolos e costurando para sustentar os meninos. “Até a pensão sair, demorou nove meses e eu fui me virando como podia”, lembra. Contudo, o que ela ganhava não cobria todas as despesas. Para completar a renda, Luciene começou a receber em casa algumas clientes para dar mechas. Depois, uma vizinha ofereceu o terraço de casa para ela ter um pouco mais de espaço para atender. “Foi um começo difícil, pois o que ganhava não dava para comprar equipamentos e materiais. Uma tia minha, que era médica, me ajudou a comprar um espelho e uma cadeira”, revela.
Antes de abrir o próprio espaço, a cabeleireira ainda trabalhou em dois salões. Muita coisa aprendeu observando outras pessoas fazerem. “Naquela época não existia tantas opções de cursos como tem hoje e alguns eram muito caros”, comenta. Mas ao longo do tempo fez vários cursos de penteado, maquiagem, sobrancelhas e técnicas de coloração. Alguns deles foram realizados em São Paulo, no Paraná e na Paraíba. “Ainda guardo todos os meus certificados”, diz com orgulho a cabeleireira. No ano de 2016, mais um entrou para a coleção: o do Troféu Tesoura de Ouro.
Há 24 anos a profissional da beleza atende no número 75, da rua 7 de setembro, bairro de Cavaleiro, em Jaboatão. No espaço Lucy’s Designer (Intagram: @lucysdesigner12 ), ela tem uma clientela fiel e continua sendo uma uma multi profissional. Além de corte, pintura e tratamentos para cabelo, também faz penteado e maquiagem. “Gosto de cortar e deixar a pessoa mais jovem. Também amo preparar noivas e deixá-las belas e produzidas”, afirma a cabeleireira que, aos 59 anos, mantém o mesmo entusiasmo dedicado às clientes do início da carreira profissional.
. “Não dê as costas a possíveis futuros, antes de ter certeza de que não tem nada a aprender com eles”. Assim como ensina a frase do escritor norte-americano Richard Bach, Luciane Ferreira aprendeu com cada experiência, cada oportunidade. Os anos vividos não a deixaram se acomodar. Ela ainda planeja viajar para a Argentina e para Portugal para fazer novos cursos de aperfeiçoamento e especialização. “A melhor fase é sempre o hoje. Procuro sempre aprender coisas novas e hoje sou muito melhor”, analisa. Para quem começa agora na profissão, ela diz: “Lidar com o público não é fácil. Mas se gosta do que faz, continue. Não desista!”
Lucy é mãe de Jeferson, de 40 anos, Ronaldo, de 39, filhos do primeiro casamento, e Rafael, de 21 anos, do casamento atual com Reginaldo Santana. A cabeleireira tem quatro netos: Kaylane, de 18 anos; Ágata, de 12 anos, e Andino, de 3 anos; filhos de Ronaldo, e Valentina, com 11 anos, filha de Jefferson.
1 Comentário
[…] da Silva Lopes participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Luciene Ferreira participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Luciene Gomes participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste […]