WhatsApp Image 2023-12-03 at 12.19.20

MAYRA SEBEN
Cabeleireira e empresária, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

“O que quer que você decida fazer, certifique-se de que te faz feliz”. O escritor brasileiro Paulo Coelho está mais do que certo na afirmação. Coaches do mundo inteiro defendem que o amor pelo que faz é um fator decisivo para ser um profissional bem sucedido. Talvez a empresária e cabeleireira Mayra Seben ainda não tivesse essa percepção quando decidiu seguir os passos da mãe, mas foi como na profissão dela que a paranaense de 39 anos se encontrou. Ela é cabeleireira e empresária, no Estado do Paraná, no Sul do Brasil. Nasceu numa família de cabeleireiras e se inspirou na matriarca Santina Farias, que além da filha, influenciou a formação de irmãs e sobrinhas. Mayra está há 27 anos na área da beleza. “Como praticamente nasci e me criei dentro de um salão de beleza, foi algo que sempre me encantou. Nunca imaginei tentar outra profissão”, declara.
A empresária e cabeleireira começou a trabalhar com 12 anos de idade como manicure, no salão de dona Santina, onde foi aprendendo várias funções. “Aprendi depilação, maquiagem até chegar nos cabelos. Assim fui vendo qual área que mais gostava. E o que eu amo é área capilar. Sou apaixonada em criar transformações que elevem a auto estima das clientes”, afirma. Como sua mãe tinha seu estabelecimento e clientes, Mayra não teve muitas dificuldades para iniciar na profissão. “Apenas tive que me profissionalizar e coragem pra começar”, conta. A profissional da beleza fez vários cursos nas áreas de corte, pintura, mechas, penteados colorimetria e mega hair, na região do Paraná e São Paulo. “Tive grandes mestres a exemplo de Paulo Persil, Rodrigo Delalastra, Rodrigo Cintra, Marcos e Tchello, André Porfirio, Assis Rodrigues, Wanda Alves e Helena Almeida”, enumera. A cabeleireira tem ainda formação internacional na Academia LLongueras, em Buenos Aires, na Argentina, e na de Tony Gay, na Itália.
Mayra Talita Seben nasceu no dia 18 de agosto de 1984, em Realeza, a 550 quilômetros da capital, Curitiba. É filha de Valterli Júlio Seben e de Santina Farias e tem um irmão, Alan Júlio Seben. A empresária é mãe solo de Arthur Seben de Castro, de 7 anos. Mayra viveu em Realeza até os 18 anos, quando os pais se separaram e Santina decidiu recomeçar a vida em Santo Antônio do Sudoeste. “Com o tempo minha mãe abriu uma loja de cosméticos com sócios e começou dar cursos profissionalizantes e eu sempre a auxiliando. Mas como era uma sociedade não deu certo”, lembra. Dona Santina passou por uma depressão e Mayra teve que assumir tudo sozinha. “Tive um pouco de medo pois ela não estava ali pra me socorrer caso necessário, mas foi o pontapé inicial da minha carreira”, relembra.
Com o passar dos anos, a paranaense abriu uma loja de cosméticos e começou a oferecer e trazer técnicos de fora para ministrar cursos profissionalizantes.Antes da pandemia da Covid-19, tudo estava indo muito bem. No entanto, durante o período de lock down (quando lojas e estabelecimentos foram fechados para conter a propagação da doença) e nos meses seguintes, a situação se tornou muito difícil. “Os salões permaneceram fechados por um longo tempo sem poder atender os clientes, e a loja também não conseguiu realizar vendas, além dos cursos terem sido interrompidos. Financeiramente, a situação não foi fácil, pois havia funcionárias que dependiam do salário para passar o mês”, recorda. Mayra viveu por 19 anos em Santo Antônio.
Com o retorno à normalidade, a cabeleireira decidiu focar mais no salão, mantendo as clientes que já tinha, mas precisou suspender os cursos. Hoje Mayra Seben vive na cidade de Cascavel. E neste ano de 2023 está começando a organizar a volta dos cursos. “Amo ensinar e ajudar pessoas, mostrando o quanto essa profissão é maravilhosa e como podemos trabalhar com segurança”, diz. Para quem está começando na área da beleza, Mayra aconselha: Não desista… Há momentos complicados como em qualquer profissão. Mas cuidar da auto estima das clientes e ver o quanto elas ficam gratas, é muito emocionante”. E acrescenta: “Me sinto cada dia mais realizada na profissão, desde que comecei na área da beleza, até hoje, não me arrependo de nada.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados