PRETINHA1 - Copia (2)

PRETINHA CARVALHO
Cabeleireira, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

A cabeleireira Pretinha Carvalho, 57 anos, é de Batalha, região norte do Piauí, a 189 km da capital Teresina. Origem que faz jus a história de vida da profissional da beleza. Uma mulher determinada e batalhadora, que não mediu esforços para dar o melhor aos filhos. Como disse o grande líder pacifista indiano Mahatma Gandhi: “Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”. Isso Maria da Conceição tem de sobra. Começou a trabalhar ainda criança, aos 9 anos de idade, em uma lanchonete para ajudar a família. Trabalhou também em casa de família e como manicure, até chegar à profissão de cabeleireira e ter o próprio salão de beleza.
Maria da Conceição Carvalho da Silva nasceu no dia 03 de fevereiro de 1966. Foi a oitava filha de dona Maria e seu José Plácido, ambos agricultores. Cresceu no sítio com os 12 irmãos. Aos 9 anos foi para a cidade para estudar e trabalhar. Com 15 anos, ela casou e teve dois filhos: Maciel, hoje com 42 anos, e Ane Keiany, que está com 38. Aos 19 anos, Pretinha ficou viúva. Teve ainda Geane, atualmente 36 anos, de um outro relacionamento. Preocupada em garantir o sustento dos filhos, Pretinha então decidiu ir para Brasília, no Distrito Federal.
Foi na capital federal, que ela se encontrou profissionalmente. Mas, até ter essa conquista, trabalhou duro. Primeiro, como empregada doméstica e, nos horários livres, fazia unhas para completar a renda. Nessa época, a profissional da beleza fez amizade com a dona de um salão de beleza, onde certa vez cortou o cabelo, e foi convidada para trabalhar lá como manicure. Ficou por cinco anos no local e conheceu uma esteticista que a chamou para trabalhar no espaço dela como manicure, por conta própria. Trabalharam juntas, também, por cinco anos, até que Pretinha recebeu o convite de uma amiga cabeleireira chamada Maria Aparecida (Cida) para abrirem um salão de beleza.
Pretinha Carvalho começou a atender no novo salão como manicure, mas incentivada pela amiga Cida fez um curso de cabeleireira profissional. “No começo fiquei meio perdida, mas à medida que o curso ia avançando, eu ia ganhando mais confiança e acreditava que era aquilo mesmo que eu queria fazer”, relembra. E completa: “Aos 36 anos me tornei cabeleireira, a profissão que me realiza e me orgulha”, afirma a profissional da beleza. Em Brasília, Pretinha teve mais dois filhos do último companheiro: Jean Leno, que tem 33 anos, e Flávia Cristina, que está com 26. Quando a união chegou ao fim, depois de 21 anos, ela decidiu voltar com os cinco filhos para sua cidade natal, Batalha, em 2010.
De volta ao Piauí, a cabeleireira fez vários cursos de especialização e aperfeiçoamento, com destaque para a área de mechas e colorimetria. “Fiz também workshops com Helena Almeida e Sergiane Constâncio”, afirma. E abriu o próprio salão de beleza: “Essência da Beleza” (Instagram: @s_essenciadabeleza), que há 12 anos fica na rua Luiz Castro, bairro Matadouro, em Batalha. “Acredito que evoluí muito e sei que ainda tenho muito a evoluir. Planejo ampliar meu espaço de trabalho e continuar me aperfeiçoando cada vez mais”, declara.
A profissional da beleza tem oito netas e netos: Diego, de 22 anos, Gabriel e Maria Eduarda, de 19 anos, Dayla, de 17, Carlos Eduardo, de 13, Mariana de 10, Luiz Artur de 4 anos e Luísa Cecília de 3. A cabeleireira se sente feliz porque, além de estar realizada profissionalmente, está perto da família. “Eu nunca imaginei que um dia teria minha história contada por alguém. Me emociona demais, relembrar o passado. Mas sou muito grata por tudo o que vivi, porque foi tudo isso que me tornou a mulher que sou hoje”, finaliza Pretinha Carvalho.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados