TÂNIA BASTOS
Chef, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)
Para a chef baiana Tânia Bastos, cozinhar está muito além de preparar alimentos, é criar, ressignificar pratos, oferecendo uma experiência única a quem vai comer. Conhecida no Brasil como vencedora do reality “Que seja Doce”, exibido pelo canal de tv fechada, GNT, a gastrônoma tem muito mais que doces delícias em seu repertório profissional. É uma chef de excelência em todas as áreas da gastronomia, da cozinha francesa à brasileira. Por divulgar a cozinha italiana no Brasil, recentemente se tornou membro da Federação Italiana de Cozinheiros – Ficbrasile, Federação Italiana de Chefs, que é uma entidade oficial no Brasil de representação da FIC Itália, reconhecida pela WACS (World Association Chefs Society), atuando em todo o território nacional. Ela ainda dá aulas de cozinha italiana, cozinha quente francesa, técnicas e habilidades, cozinha fria, cozinha brasileira e cozinha nordestina na Uninassau e Unifacol. Tânia é também instrutora de formação profissional do Senac-PE e consultora em gastronomia.
A chef é formada em Gastronomia, com especialização em Gestão na Qualidade e Segurança dos Alimentos e Cozinha Autoral pela PUCRS, e em Pâtisserie de Boutique pela École Lenôtre, em Paris. Tânia ficou famosa pelo seu trabalho de “Plating Design” ou empratamento de sobremesas, que é a arte de montar as sobremesas no prato, de forma que fiquem mais organizadas e atraentes. Ela desenvolveu, inclusive, um estilo de trabalho que chamou de confeitaria de vanguarda. Nela se usam técnicas clássicas à base de ingredientes nativos, sazonais. “Eu faço uma Tarte Tatin, com caqui, jambo, caju…”, exemplifica. Suas sobremesas são leves, bem equilibradas no doce e na combinação de ingredientes. Uma criação sua, premiada no Brasil, é o “Cupcake Ouro Verde”, uma pequeno bolo, feito com massa de licuri ( um tipo de amêndoa/coquinho, fruto de uma palmeira comum no sul da Bahia), recheado com doce de umbu, decorado com umbu em calda e coberto com um pralinê de licuri.
A chef baiana Tânia Bastos mora há 22 anos em Recife, capital de Pernambuco, e é natural de Recife de Jussara, na Bahia, onde deu os primeiros passos na culinária, ainda na adolescência. Por volta dos 12 anos, costumava ajudar na cozinha de casa, especialmente quando era tempo de festa, como o São João, se divertia com o preparo das comidas típicas do período junino. Motivo pelo qual a gastronomia nordestina, onde suas raízes estão profundamente entrelaçadas, sempre teve grande influência em sua carreira. A chef Tânia Bastos costuma pesquisar ingredientes e preparos da culinária regional. E está prestes a lançar um livro sobre o resgate das sobremesas antigas dos estados nordestinos.
Seu talento foi reconhecido com vários prêmios, entre eles o de Melhores Confeiteiras pela Revista Confeitaria Brasil, em 2020 e 2021, e pela Panificação Brasileira. Ela também recebeu o prêmio DÓLMÃ e foi nomeada Chef Embaixadora de Pernambuco em 2020. A chef baiana também recebeu o Prêmio Competência Profissional Mulher, edição 2022 e foi ainda homenageada pela Assembléia Legislativa de Pernambuco – Alepe com o prêmio “Mulheres que Orgulham Pernambuco”. E neste ano de 2023 foi homenageada pela Câmara Municipal no Dia Estadual do Prêmio Internacional Destaque Nordeste, como personalidade que orgulha a cidade do Recife e, pela segunda vez, recebe o Prêmio Destaque Nordeste. “Maior honraria para a minha carreira”, afirma.
A chef Tânia Bastos se prepara para se lançar no mercado digital, oferecendo cursos voltados para a doçaria nordestina, com receitas de todos os estados, entre elas a Baba de Moça de Murici, bolo de macaxeira, bolo pé de moleque e bolachinhas de nata. “A ideia é resgatar doces antigos e dar uma nova roupagem”, explica. Conheça um pouco mais sobre seu trabalho em seu Instagram @cheftaniabastos.
1 Comentário
[…] Tatiany Mayary participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Tânia Bastos participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Taciana Vanessa participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste […]