ÁUREA TAVARES
cirurgiã-dentista, especialista em estética e prótese, professora de graduação e pós-graduação, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)
A cirurgiã-dentista Áurea Fernanda de Araújo Silva Tavares, 51 anos, nasceu em 4 de Janeiro de 1972, na cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a 130 quilômetros do Recife. Em 25 anos de profissão se tornou especialista, mestre e doutora em Odontologia, conquistando reconhecimento e respeito profissional. Além do trabalho em seu consultório, no bairro da Jaqueira, no Recife, Dra. Áurea ensina em cursos de graduação e pós-graduação, no Centro Universitário Maurício de Nassau, em Olinda, e é vice-coordenadora do curso de Especialização em Dentística e Prótese, no Centro de Estudos Científicos e Assistência Odontológica, CEAO. “Tenho como marca que o melhor período é sempre o agora. Sou muito feliz com o que faço e me sinto realizada, mas sempre buscando o mais” afirma a odontóloga.
O interesse pela Odontologia surgiu ainda na infância. “Desde criança gostava da profissão. Quando eu visitava o dentista com minha irmã, levada por minha mãe, sempre ficava olhando e fazendo perguntas sobre os procedimentos, os aparelhos e as ferramentas de trabalho. Ficava deslumbrada com os resultados”, relembra. A caruaruense é filha da professora e diretora escolar Maria Marluce de Araújo Silva e do advogado e professor Clóvis Gonçalves da Silva, que era também funcionário público e comentarista esportivo. Ela e os irmãos Clóvis Antônio, 56 anos, Carlos Alberto, 54 anos, Tatiana Maria, 53 anos, e Maruza Milena, 41 anos, cresceram no bairro de Maurício de Nassau, na Capital do Agreste. Áurea Tavares é casada há 25 anos com o procurador de Justiça Silvio Tavares, com quem tem duas filhas, Camilla Maria de Araújo Tavares, 22 anos, formada em Enfermagem, e Maria Carolina de Araújo Tavares, 18 anos, que vai prestar vestibular para Direito.
Em busca dos objetivos, a cirurgiã-dentista deixou Caruaru, no ano de 1993, para morar no Recife, e estudar na Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco – UPE, em Camaragibe, na Região Metropolitana. Foram cinco anos de uma rotina pesada. “Todos os dias passava horas em ônibus lotados, carregando livros pesados, indo de manhã e voltando à noite”, conta. Assim que se formou, em 1998, foi trabalhar em uma empresa de atendimento odontológico, no Cabo de Santo Agostinho, com pouca estrutura e um número enorme de pacientes. “Foi difícil começar no anonimato, com poucos recursos financeiros. Mas com amor, disciplina e seriedade, procurei sempre me capacitar na área que escolhi, e fui conquistando meu espaço”. A odontóloga reconhece uma grande participação dos pais, em suas conquistas. “Eles me inspiraram a me encontrar com a profissão que eu desejava, enfrentando todos os obstáculos, com foco e disciplina”, declara.
Já casada e com duas filhas, Dra Áurea fez cursos de especialização, mestrado e doutorado. Participou de eventos científicos no Chile, em Boston e São Francisco, nos Estados Unidos, além de outros nacionais e regionais. “Muitas vezes precisei me ausentar, por absoluta necessidade, para conclusão dos cursos, mas me desdobrei para que nunca sentissem demais as minhas faltas”, lembra. Após cursar as pós-graduações, ela passou também a lecionar. “Me apaixonei pelo ensino na área de Odontologia”, revela. Não à toa foi premiada como Professora Excelência, no Centro Universitário Maurício de Nassau – Uninassau, em Olinda. Ela tem planos de se aprofundar ainda mais nos conhecimentos e técnicas em sua área, em cursos dentro e fora do país.
Ao olhar para trás, a professora universitária acredita que tudo valeu a pena. “Vendo toda a luta que travei e ainda travo, olho pra trás, e vejo que todas as dificuldades, os obstáculos, os choros, as alegrias e vitórias formaram o que sou hoje, como profissional e ser humano. Me deram aprendizado, respeito ao valor do trabalho, do ensino e no pensar no outro, seja paciente ou aluno”, avalia. E acrescenta: “Aos mais jovens diria como na canção de Renato Russo: “Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo ou que você não vai ser alguém… Quem acredita sempre alcança”.
2 Comentários
[…] Últimas Notícias Betânia Campos participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Dr Antonio Loureiro participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Beta Ferreira participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Áurea Fernanda participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste […]
[…] Beta Ferreira participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Áurea Fernanda participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Arally Ionná participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste […]