Áurea Tavares capa

ÁUREA TAVARES
cirurgiã-dentista, especialista em estética e prótese, professora de graduação e pós-graduação, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

A cirurgiã-dentista Áurea Fernanda de Araújo Silva Tavares, 51 anos, nasceu em 4 de Janeiro de 1972, na cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a 130 quilômetros do Recife. Em 25 anos de profissão se tornou especialista, mestre e doutora em Odontologia, conquistando reconhecimento e respeito profissional. Além do trabalho em seu consultório, no bairro da Jaqueira, no Recife, Dra. Áurea ensina em cursos de graduação e pós-graduação, no Centro Universitário Maurício de Nassau, em Olinda, e é vice-coordenadora do curso de Especialização em Dentística e Prótese, no Centro de Estudos Científicos e Assistência Odontológica, CEAO. “Tenho como marca que o melhor período é sempre o agora. Sou muito feliz com o que faço e me sinto realizada, mas sempre buscando o mais” afirma a odontóloga.
O interesse pela Odontologia surgiu ainda na infância. “Desde criança gostava da profissão. Quando eu visitava o dentista com minha irmã, levada por minha mãe, sempre ficava olhando e fazendo perguntas sobre os procedimentos, os aparelhos e as ferramentas de trabalho. Ficava deslumbrada com os resultados”, relembra. A caruaruense é filha da professora e diretora escolar Maria Marluce de Araújo Silva e do advogado e professor Clóvis Gonçalves da Silva, que era também funcionário público e comentarista esportivo. Ela e os irmãos Clóvis Antônio, 56 anos, Carlos Alberto, 54 anos, Tatiana Maria, 53 anos, e Maruza Milena, 41 anos, cresceram no bairro de Maurício de Nassau, na Capital do Agreste. Áurea Tavares é casada há 25 anos com o procurador de Justiça Silvio Tavares, com quem tem duas filhas, Camilla Maria de Araújo Tavares, 22 anos, formada em Enfermagem, e Maria Carolina de Araújo Tavares, 18 anos, que vai prestar vestibular para Direito.
Em busca dos objetivos, a cirurgiã-dentista deixou Caruaru, no ano de 1993, para morar no Recife, e estudar na Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco – UPE, em Camaragibe, na Região Metropolitana. Foram cinco anos de uma rotina pesada. “Todos os dias passava horas em ônibus lotados, carregando livros pesados, indo de manhã e voltando à noite”, conta. Assim que se formou, em 1998, foi trabalhar em uma empresa de atendimento odontológico, no Cabo de Santo Agostinho, com pouca estrutura e um número enorme de pacientes. “Foi difícil começar no anonimato, com poucos recursos financeiros. Mas com amor, disciplina e seriedade, procurei sempre me capacitar na área que escolhi, e fui conquistando meu espaço”. A odontóloga reconhece uma grande participação dos pais, em suas conquistas. “Eles me inspiraram a me encontrar com a profissão que eu desejava, enfrentando todos os obstáculos, com foco e disciplina”, declara.
Já casada e com duas filhas, Dra Áurea fez cursos de especialização, mestrado e doutorado. Participou de eventos científicos no Chile, em Boston e São Francisco, nos Estados Unidos, além de outros nacionais e regionais. “Muitas vezes precisei me ausentar, por absoluta necessidade, para conclusão dos cursos, mas me desdobrei para que nunca sentissem demais as minhas faltas”, lembra. Após cursar as pós-graduações, ela passou também a lecionar. “Me apaixonei pelo ensino na área de Odontologia”, revela. Não à toa foi premiada como Professora Excelência, no Centro Universitário Maurício de Nassau – Uninassau, em Olinda. Ela tem planos de se aprofundar ainda mais nos conhecimentos e técnicas em sua área, em cursos dentro e fora do país.
Ao olhar para trás, a professora universitária acredita que tudo valeu a pena. “Vendo toda a luta que travei e ainda travo, olho pra trás, e vejo que todas as dificuldades, os obstáculos, os choros, as alegrias e vitórias formaram o que sou hoje, como profissional e ser humano. Me deram aprendizado, respeito ao valor do trabalho, do ensino e no pensar no outro, seja paciente ou aluno”, avalia. E acrescenta: “Aos mais jovens diria como na canção de Renato Russo: “Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo ou que você não vai ser alguém… Quem acredita sempre alcança”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados