BETA FERREIRA capa

BETA FERREIRA
cabeleireira especialista em mega hair, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

Beta Ferreira é respeitada como especialista em loiros e mega hair, em Santa Cruz do Capibaribe, no agreste de Pernambuco, a 202 quilômetros do Recife. É considerada uma das melhores profissionais da área, na região. Em junho deste ano, a cabeleireira recebeu o Prêmio Destaque da Beleza, como especialista em mega hair e o Prêmio Tesoura de Ouro, na Feira da Beleza do Nordeste, realizada no Centro de Convenções, em Olinda. Um reconhecimento por todo o esforço, empenho e investimento na profissão.
Josefa Ferreira Balbino tem 38 anos. Nasceu em 27 de julho de 1985, na zona rural de Brejo da Madre de Deus, também no Agreste. É filha de agricultores: seu Severino, hoje com 71 anos, e dona dona Severina, que faleceu aos 57 anos, em decorrência de um câncer. Com 10 anos Josefa (Beta), foi para São Domingos, distrito sede do município, também formado por Fazenda Nova, local onde é realizado o famoso espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. A menina, que ainda cursava a terceira série primária (hoje segundo ano do ensino fundamental), largou os estudos para trabalhar em casa de família e ajudar no sustento da casa.
Mais tarde, na adolescência, por volta dos 15 anos, passou a trabalhar como costureira. Nessa época, costumava passar fins de semana em Caruaru, na casa de uma tia, e ia com a prima para o salão onde ela trabalhava. “Às vezes eu a ajudava lavando cabelo das clientes”, lembra. Assim, foi despertando o interesse na área.
Mas os desafios para Beta só estavam começando. Ela engravidou aos 16 anos e foi abandonada pelo pai da criança. Costurava durante a semana e fazia escova na casa de clientes, no fim de semana, para sustentar o menino. “Trabalhava muito para manter meu filho e com os extras, eu paguei um curso de cabeleireira”, recorda. Aos 18 anos, ela casou e teve uma filha. Mas a relação não ia bem e se separaram. Pouco tempo após a separação, Beta descobriu que estava grávida de três meses. E com 20 anos já era mãe de 3 crianças, sozinha para cuidar delas. “Foi um período difícil, houve época em que passamos necessidade, mas nunca perdi a fé em Deus”, desabafa. Tempos depois, aos 25 anos, ela teve mais uma filha, de um novo relacionamento. Vieram mais desafios. Somente após quatro anos, as coisas começaram a melhorar.
A frase “A vida é 10% o que acontece com você e 90% como você reage a isso,” do pastor evangélico, educador e radialista Charles R. Swindoll define bem como foi a “virada de chave”, na vida de Beta Ferreira. Ela continuou trabalhando como costureira e fazendo cabelo. Tinha conquistado muitas clientes como cabeleireira, mas faltava um espaço para atender. Então, comprou um espelho e começou a atender na sala de casa. “Eu preferi investir em conhecimento primeiro”, explica. A profissional da beleza fez novos cursos e foi se especializando: em loiros, química e mega hair.
Chegou a ter um pequeno salão em São Domingos. Mas, com 32 anos, foi morar na cidade vizinha, Santa Cruz do Capibaribe, onde casou novamente e vive há 6 anos. Montou o Beta Ferreira Studio Mega Hair (betaferreira_studiomegahair) e continua em busca de mais conhecimentos para se aprimorar como profissional e repassar o que aprendeu, ensinando. No studio, Beta conta com ajuda da filha Camile e da nora Lívia.
A profissional da beleza tem duas netas, filhas de Kauane, de 20 anos, que moram no Recife. O filho Maycon, de 21, também é casado e mora com a esposa em Santa Cruz. As filhas mais novas, Camile, de 18, e Isabele, de 13, moram com ela e o esposo João Florêncio, policial militar da reserva. “Não me arrependo de nada do que passei. Foram os momentos difíceis que me ajudaram a ser quem sou hoje”, declara Beta Ferreira. “Quem me inspirou foram minha mãe, minha irmã mais velha Marineide Balbino Liberato, empresária, de 41 anos, e El Mago das Loiras (Márcio Araújo, cabeleireiro de famosas como Lucimara Parisi), que também tem um história de superação”, afirma Beta Ferreira.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados