DSC_9088.1 - Copia (2)

CARLA FARIAS
cabeleireira, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

O pastor e escritor americano Max Lucado falou certa vez: “Deus nunca disse que a jornada seria fácil, mas Ele disse que a chegada valeria a pena”. A cabeleireira Carla Farias Barbosa é prova viva desse pensamento. Tem 37 anos, onze deles dedicados à área da beleza. É dona do Studio da Beleza Carla Farias (@carla.fariasbeauty), na cidade de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. Uma carreira que lhe enche os olhos, desde menina, quando observava a mãe, dona Sônia, arrumando os cabelos no salão. “Depois ela ficou sem dinheiro e comprava tinta e alisante para usar em casa. Nesse tempo eu tinha uns 7 anos e ela pedia minha ajuda para aplicar no cabelo. Eu fui fazendo aquilo e fui tomando gosto”, lembra. Um encanto que logo teve que ficar guardado, porque, desde muito cedo, Carla precisou assumir grandes responsabilidades.
A profissional da beleza nasceu no dia 27 de junho de 1986, em Camaragibe, é filha do feirante Carlos Alberto Barbosa, com a dona de casa Sônia Farias da Silva, e tem cinco irmãos: Edvaldo, com 45 anos, Adeildo, 40, Bruno, com 33, Bruna, 32 e o mais novo Elso, do segundo casamento da mãe, tem 30 anos. A garotinha que corria pelas ruas do bairro João Paulo II, na cidade de Camaragibe, ia todos os dias com os irmãos mais velhos ajudar o pai, que tinha um banco de frutas e verduras no Ceasa. Seu Carlos, apesar de cuidar bem dos filhos, costumava ser agressivo com a mulher, que com medo saiu de casa, mas não teve condições financeiras de levar as crianças.
Com a separação dos pais, antes dos dez anos de idade, Carla teve que largar as brincadeiras para tomar conta da casa e dos irmãos mais novos. “Meu pai dizia que eu era mulher e mais velha e tinha que cuidar de tudo. Eu ia para escola, mas antes tinha que deixar a comida pronta. Além de fazer almoço, eu lavava os pratos e a roupa da casa”, conta. A menina ainda tinha que ajudar o pai e os irmãos no Ceasa e, aos sábados e domingos, ia com seu Carlos vender jiló na feira do Cordeiro e no Mercado da Madalena. Quando ela fez 12 anos, a mãe foi buscar os irmãos pequenos, mas ela não quis ir. Só no ano seguinte decidiu ir morar com dona Sônia. “Eu era muito pequena e me senti abandonada, mas depois de adulta consegui compreender tudo o que a gente passou”, revela a cabeleireira.
A infância difícil e sofrida acabou não deixando Carla terminar os estudos. Na adolescência as responsabilidades continuaram nos cuidados com a mãe, que faz tratamento para depressão. Sem falar que a cabeleireira foi mãe aos 16 anos. O longo período de lutas, porém de crescimento pessoal, fez com que ela adiasse o sonho de se tornar cabeleireira. Mas ela não desistiu e com 27 anos começou a estudar e a se preparar para exercer a profissão. “Eu fiz vários cursos na área, desde cortes, escova e pintura a terapia capilar”, enumera. A empreendedora fez ainda especialização em cosmetologia, em Fortaleza, formação técnica em colorimetria, na Hair School International, e um curso de especialista em loiros, os dois em São Paulo.
Hoje a cabeleireira Carla Farias se sente muito feliz. “Vivo minha melhor fase, pois estou conseguindo realizar antigos sonhos e quero fazer muito mais”, diz emocionada. Não foi nada fácil para ela chegar até aqui. Com uma força enorme e uma determinação impressionante, ela fala com firmeza: “Você tem que se esforçar muito para vencer. Mudei muito, hoje sou uma profissional bem melhor, porque estudo e tenho conhecimento”, avalia. Ela é casada com o barbeiro Alcimar Silva de Lima e é mãe de Carlos Manoel Barbosa da Silva, de 21 anos, Geovana Barbosa da Silva, de 16, e Alex Miguel Barbosa de Lima, de 11 anos. “Minha família é tudo pra mim. Eu procuro fazer o melhor pelos meus filhos. Meus pais vieram de histórias difíceis na infância e reproduziram tudo comigo e meus irmãos e eu, graças a Deus, fiz diferente, rompi um ciclo”, comemora a cabeleireira.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados