CLAUDINA MOREIRA - Copia (2)

CLAUDINA MOREIRA COSTA
Administradora e Gestora de Recursos Humanos, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

Claudina Moreira da Costa, 39 anos, pode dizer que construiu uma carreira sólida como gestora de Recursos Humanos. É formada em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing e pós graduada em Gestão de Pessoas e Liderança. Muito ativa, além de trabalhar como gestora de RH, atua também como consultora empresarial, professora de cursos profissionalizantes, apresentadora de eventos e podcast, produtora executiva de eventos e empreendedora. Ousada, ela não teme os desafios apresentados pela vida e cita o economista e empresário suíço-brasileiro Jorge Lemann: “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”. Tanto esforço e empenho têm sido reconhecidos. No ano passado a administradora foi vencedora do Prêmio Melhores do Ano de 2022, da cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife, na categoria “Melhor Gestora de RH”.
Claudina nasceu em Olinda, no dia 2 de novembro de 1984. Cresceu no Bairro de Santo Amaro, no Recife, com a mãe, Evanise Moreira dos Santos, conhecida como Babá, e a irmã Claudiney, a quem chama de Nina. “Minha mãe foi uma grande inspiração na minha vida. Mãe solo e à frente de seu tempo, era uma líder forte e acolhedora. Nossa casa era frequentada por figuras políticas importantes da época e grandes empresários. Influência que moldou meu desejo de me tornar uma líder, defensora dos mais necessitados”, afirma Claudina, que perdeu dona Evanise aos 12 anos. “Um ano e sete meses depois, meu tio Edércio, a quem considero pai, também faleceu, ficando apenas eu e minha irmã Nina para sobrevivermos”, recorda. A casa onde viviam era de herdeiros e ela e a irmã foram mandadas embora por uma tia.
As duas foram acolhidas por uma prima, a psicóloga Claudeny Spinelli. Mesmo com esse apoio, Claudina teve que trabalhar cedo. Aos 16 anos, entrou como jovem aprendiz na Secretaria da Fazenda-PE. Atendia ao público e gostou de lidar com pessoas. Foi um período difícil. “Muitas vezes optei em ir trabalhar a pé para poder comer”, revela. Apesar das dificuldades, ela seguiu firme. “Quando decidi prestar vestibular, muitos disseram que eu não iria me formar e que se conseguisse, não seria uma profissional competente, com futuro promissor”, lembra. A gestora de RH não deu ouvidos. “Peguei cada palavra desencorajadora e usei como incentivo para seguir em frente e nunca desistir”, diz com orgulho.
Formada em Administração pelo IESO, ela já ocupou cargos de alta gerência nos setores público e privado, a exemplo da Câmara de Vereadores do Recife, prefeituras, entidades sindicais e empresas de grande porte. “Com o tempo, minha carreira me levou à área de Recursos Humanos, onde descobri minha verdadeira paixão e propósito”, declara. Sua primeira experiência no setor privado foi numa grande empresa de segurança. “Entrei como estagiária, no ano de 2007 e saí como gerente administrativa operacional em 2010”, relata.
Claudina Costa é casada com Paulo Bartolomeu Toscano Fernandes há cinco anos, com quem divide a vida e planos para o futuro. É grata à irmã Nina e ao cunhado Paulo Fernando, que acompanharam sua trajetória. “Minha irmã abdicou de muitas coisas por mim, após a morte de minha mãe, e nunca vou esquecer”, afirma. “Também sou grata a minha prima e madrinha Débora Santos, ao meu tio/pai Edércio (in memorian) e a minha prima Claudeny Spinelli, que nos acolheu quando todos nos viraram as costas e me incentivou. Agradeço, também, ao empresário Vanderley Ângelo, por acreditar em mim e por me incentivar a nunca desistir dos meus ideais ”, completa.
“Orgulho e gratidão me definem com o recebimento do prêmio de melhor Gestora de RH em 2022 e por ter sido escolhida, neste ano de 2023, para fazer parte da 7ª edição da Revista Internacional Destaque Nordeste. Ver meu nome, minha história e meus trabalhos sendo levados para o mundo, ao lado de grandes personalidades, é algo inenarrável”, confessa emocionada a multiprofissional Claudina Costa. “Agradeço a todos que acreditaram em mim. E a todos que desacreditaram agradeço, também, por terem sido o meu combustível diário para nunca desistir e para conquistar excelência em tudo o que faço na vida”, finaliza.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados