1000092815_af19176e8cc3b12b7aac144d150d9f59-28_09_2023, 19_43_59 (2) - Copia

DEUSA NERES
cabeleireira científica, educadora capilar, coaching em estética, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

A piauiense Maria de Deus Neres da Silva, mais conhecida como Deusa Neres, chegou aos 41 anos com um currículo invejável na área da beleza. É cabeleireira, educadora capilar e empreendedora. Uma carreira que dura mais de 20 anos. A profissional da beleza se prepara para lançar o primeiro livro: “Os Segredos do Universo Capilar”, que deve ser publicado no ano que vem. Seu primeiro emprego formal foi como professora de ensino fundamental, mas começou a trabalhar ainda criança, com apenas 7 anos de idade, quebrando coco de babaçu, extraindo azeite e fazendo carvão da casca do coco. “Eu ia para o colégio num horário e trabalhava no outro”, lembra Deusa, que nasceu no dia 20 de novembro de 1982, no município de Esperantina, no norte do Piauí. Vivia com os pais Aldenise Neres da Silva, Francisco Fernandes da Silva e as irmãs Olímpia, Maria do Desterro e o irmão Joel, no povoado de Varjota, na zona rural.
Aos 12 anos, Deusa Neres foi morar com a avó na área urbana da cidade de Esperantina para estudar e trabalhar em casa de família. Dois anos depois, seus pais também foram para a cidade e ela voltou a morar com eles. Ainda adolescente dava aulas de reforço e costurava para ajudar nas despesas. Com 16 anos Deusa foi trabalhar em rádio. Passou por duas emissoras da cidade a convite dos amigos Kidiniro Costa e Antônio Souza Neto (já falecido). Foi a Comunicação que a levou ao mundo da beleza. “Afinal, eu precisava estar com uma boa aparência. Frequentando salões, me encantei com a profissão de cabeleireira”. Inquieta, a jovem entrou no curso de magistério e não demorou a ser contratada para dar aulas em escolas públicas e particulares. “Eu fazia um verdadeiro malabarismo para dar conta de tudo. Trabalhava dia e noite, mas já estava completamente envolvida pelo mundo da beleza,” confessa.
Mesmo sem formação na área, Deusa Neres começou cortar cabelos de alunos, familiares e outras pessoas que não tinham como pagar um corte. “Eu tinha apenas uma tesoura de cortar tecido e um pente. Com 20 anos, eu fiz meu primeiro curso básico de cabeleireira. Em paralelo, continuei exercendo a profissão de professora. Com meu salário, fiz cursos e comprei equipamentos, tudo de segunda mão,” recorda. “Com a cara e a coragem, abri meu salão, mas trabalhava apenas no final de semana e nos feriados. Eu não tinha tempo, pois trabalhava como professora e tinha outras responsabilidades, como ser mãe”. Para ganhar experiência, ela participava de mutirões cortando cabelos de graça.
Dedicada, a profissional da beleza fez vários cursos: micropigmentação de sobrancelhas, depilação, manicure, terapeuta capilar e massoterapia. Na área de cabelo, se especializou em colorimetria e alisamento. “Depois de alguns anos com salão em casa, abri um espaço no Centro, onde tinha ajuda de colaboradores. E fui abrindo outros em cidades e localidades próximas, totalizando seis salões. Por conta do trabalho na rádio, eu era uma pessoa popular na cidade e isso ajudou muito meus negócios”, relata. Ela ainda continuava ensinando, mas foi deixando turmas aos poucos.
Em 2014, Deusa Neres deixou de vez a profissão de professora de ensino fundamental para se dedicar exclusivamente à área da beleza e abriu, oficialmente, o salão escola. “Troquei de público. Deixei de ensinar crianças para profissionalizar jovens e adultos na área capilar”, afirma. Em 2018, a escola foi desmembrada do salão e passou a se chamar Instituto de Beleza Deusa Neres. E o salão ficou com o nome Deusa Hair. Mas veio a pandemia da Covid-19 e a empresária teve que devolver os imóveis onde funcionavam os salões, vendeu e doou vários móveis e equipamentos. Quando as coisas foram normalizando, a empreendedora retornou, aos poucos, ao trabalho como cabeleireira e educadora.
O instituto hoje oferece, além dos cursos profissionalizantes, acompanhamento do plano de carreira, orientações de marketing e planejamento financeiro. Já o salão, serviços especializados. “Planejo construir uma sede própria do instituto, onde também vão funcionar o salão e uma clínica de estética”, comemora Neres, que atualmente faz faculdade de estética e cosmética. “Eu decidi prosperar como profissional e invisto nisso até hoje, afinal sou empreendedora raiz, mas não é fácil seguir essa carreira. O segredo é persistir, sempre”, ensina. E acrescenta: “Tudo que sou e conquistei até hoje devo à educação que recebi dos meus pais. Minha mãe, por se esforçar para dar o melhor que podia. E meu pai, por ensinar o caminho do trabalho e da perseverança. Ambos contribuíram para a pessoa que sou hoje em educação, honestidade, respeito e auxílio a quem precisa. Sou muito grata a Deus”
Paralelo às atividades profissionais, Deusa Neres também exerceu liderança como conselheira municipal de saúde, depois vice-presidente e presidente. Ela deixou o Conselho após a pandemia. E hoje lidera dois grupos de empreendedores na região do Parnaíba: o MQDB (Mulheres que decidiram brilhar) e GAEER (grupo de apoio aos empreendedores (as) de Esperantina e Região). A profissional da beleza tem dois filhos. Wellington tem 27 anos e trabalha com vendas, no segmento de suplementos e alimentos fitness e segurança privada. Já Willyan Francisco, tem 26 anos, é empreendedor e trabalha com vendas e segurança privada. Multitarefas, como a mãe, ama cozinhar e publicou o livro digital “Sabores do Piauí”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados