DSC_3432 - Copia (2)

FABIANA EUSTÁQUIO DA SILVA
Cabeleireira e empresária, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

Fabiana Eustáquio da Silva, aos 45 anos, é uma mulher que personifica a perseverança e a paixão pelo mundo da beleza. Como disse o filósofo existencialista francês Jean Paul Sartre: “O mais importante não é o que fizeram de mim, mas o que eu faço com o que fizeram de mim” e ela soube transformar desafios em oportunidades. Com uma vida marcada por altos e baixos, incluindo perdas financeiras e pessoais, Fabiana não se deixou abater. Hoje, com quase 30 de carreira, a cabeleireira e empresária, conquistou 14 prêmios, incluindo o cobiçado Tesoura de Ouro Oficial em 2020, o Tesoura de Esmeralda, em João Pessoa, em 2021, e o título de Melhor Empresária do Ano, na área da beleza, recebido, em Gramado, no Rio Grande do Sul, no mesmo ano. Conquistas alcançadas com muito esforço, empenho e amor à profissão. Dom herdado da mãe, a cabeleireira aposentada Letice de Fátima da Silva.
Nascida em 27 de julho de 1978, na capital pernambucana, Fabiana Eustáquio é a filha mais nova de dona Letice e seu José da Silva, já falecido. “Meu pai sempre foi meu grande ídolo e referência de vida”, faz questão de destacar. Ela tem dois irmãos: Marcos Paulo Eustáquio e Josecleide Eustáquio. Desde jovem, Fabiana demonstrou sua paixão pelo mundo da beleza, embora o início da profissão tenha sido por acaso. Mesmo trabalhando na área, sua mãe desejava que a filha caçula seguisse carreira de modelo. Fabiana chegou a participar de alguns desfiles, mas não se identificou com as passarelas. Era nos bastidores que ela desejava estar, fazendo a produção das modelos. Sua inspiração surgiu com “Os Gêmeos” Maurício e Marcelo, dupla que brilhou na televisão e dava dicas de beleza no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, na Tv Globo. Fascinada pelo trabalho deles, Fabiana decidiu seguir seus passos.
Aos 16 anos, a recifense começou a trabalhar para conquistar seu próprio dinheiro, ajudando o marido na lanchonete dele. Durante o dia, estudava, e de madrugada, trabalhava. Mas não abandonou o sonho de trabalhar na área da beleza. Nas folgas, costumava praticar o que aprendeu pela tv e na internet, treinando cortes e colorimetria em familiares para aprimorar suas habilidades. Até que o destino fez com que se apaixonasse pelo dono de um salão de beleza. Já separada do primeiro companheiro, ela foi trabalhar no salão do novo namorado, no setor administrativo. Sempre muito atenta, ela observa todos os profissionais trabalhando para aprender.
Foi nesse período que Fabiana começou a fazer cursos. Fez o de cabeleireiro e maquiagem no Senac do Recife, além de cursos de corte e química, em São Paulo. Ela casou e, junto com o marido, abriu um novo salão, em 1999. A abertura do novo espaço marcou o início de sua carreira no mundo da beleza. “Certa vez um funcionário faltou e chegou uma cliente. Eu prontamente me ofereci para atendê-la e ela adorou meu trabalho”, recorda a cabeleireira. Os negócios foram crescendo e o casal chegou a abrir mais dois salões. “Éramos considerados um dos melhores da época”, afirma a empresária. Mas a relação chegou ao fim. “Saí do casamento sem absolutamente nada”, conta.
A cabeleireira então começou tudo do zero. Primeiro atendendo em domicílio, depois conseguiu abrir um pequeno salão num espaço onde funcionava uma academia de ginástica, na cidade de Olinda, Região Metropolitana do Recife. Lá conheceu o pai da sua primeira filha, mas foi um relacionamento curto. Cerca de um ano depois Fabiana iniciou um novo namoro e teve a segunda filha. A relação terminou de forma traumática, com muitas dívidas, a perda do salão e muitos prejuízos financeiros para a cabeleireira, que ficou novamente sem ter onde morar, dessa vez, com duas filhas pequenas. “Tive que ir morar na casa de uma cliente amiga”, relembra.
Os atendimentos em domicílio voltaram para manter a família. “Eu ia de casa em casa, com apenas um secador e uma chapinha. Muitas vezes levei as crianças para casa de clientes, para trabalhar e conseguir a refeição do dia”, lembra emocionada. Depois a profissional da beleza conseguiu emprego em um salão. Mesmo enfrentando dificuldades, ela perseverou, juntou dinheiro e, em poucos meses, conseguiu abrir um pequeno salão, em Boa Viagem, zona sul do Recife, que mantém até hoje. Um recomeço nada fácil. No entanto, com muita garra ela foi vencendo cada obstáculo.
Fabiana Eustáquio abriu no ano passado, a segunda unidade, que chamou de Cabelo’s Fashion Hair, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. A cabeleireira e empresária está sempre se atualizando em cursos e especializações. “Nessa pós pandemia, vivo a melhor fase da minha carreira, voltei desse período difícil ainda mais forte e renovada”, declara. Para o futuro, a profissional da beleza quer ver as filhas Gabriella Eustáquio Ferreira, de 20 anos, e Graziella Eustáquio Olímpio, de 18, formadas, e alcançar estabilidade financeira para ter uma aposentadoria tranquila. Seu conselho para quem está começando na área é estudar intensamente, focar com paixão no trabalho e nunca desistir, mesmo diante das dificuldades. Fabiana Eustáquio da Silva é uma verdadeira inspiração, uma mulher que transformou desafios em oportunidades e conquistou seu lugar no mundo da beleza.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados