IMG_8317 - Copia (2)

JAQUE FERREIRA
barbeira, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

“Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.” Como escreveu a poetisa goiana, Cora Coralina, recomeçar é saber passar pelos momentos difíceis, sem perder a fé e aprender lições. Assim fez a profissional da beleza Jaque Ferreira. Por conta de um problema de saúde, ela precisou abrir mão da profissão de cabeleireira, mas não desistiu de continuar empreendendo na área e se tornou barbeira premiada nacionalmente. Este ano ela recebeu o Prêmio Tesoura de Ouro, na fase nacional e mostrou que saber se reinventar é um ingrediente fundamental para o sucesso.
Francisca Jaqueline Ferreira Farias nasceu em Araçoiaba, no Norte do Ceará, em três de novembro de 1986. Filha de agricultores teve uma infância sofrida, pois ela, a mãe, Francisca Ferreira do Carmo, e os quatro irmãos eram vítimas de violência doméstica. O pai (já falecido) costumava ser violento quando bebia. “Lembro de um dia, eu era bem pequena, ele queria matar minha irmã mais velha. Ela, eu, meus irmãos e minha mãe subimos em uma árvore para fugir e ficamos quase toda a noite lá, com medo “, recorda. Hoje, as lembranças ainda causam tristeza, mas vão sendo superadas.
A barbeira morou em cinco cidades diferentes. Viveu até os 11 anos na cidade natal, depois em Horizonte e Aracati, também no Ceará, e, aos 18 anos, foi para Brasília, no Distrito Federal, onde ficou por quatro anos. De lá, retornou para o estado onde nasceu, para a cidade de Pacatuba, região metropolitana de Fortaleza, onde vive até hoje. Antes de se encontrar profissionalmente, Jaqueline, trabalhou em uma fábrica de confecção, teve uma loja de roupas e vendeu refeições. O talento empreendedor sempre foi evidente.
Mas foi na área da beleza que ela realmente encontrou o que queria. Aos 22 anos de idade, Jaque Ferreira criou coragem e decidiu abrir um salão, para realizar o sonho de criança. Foram cinco anos lidando com o público feminino. Mas, depois de ter problemas de saúde por conta de produtos químicos, precisou mudar para a área de cabelos masculinos, onde está há sete anos. “No começo tive muitas dificuldades por ser mulher. Sabemos que é bem incomum uma mulher no ramo da barbearia, mas acredito que um trabalho de qualidade consegue superar qualquer tipo de bloqueio que as pessoas têm, então é preciso persistir no objetivo, que o seu trabalho vai falar por você”, ensina.
Para desenvolver seu trabalho e crescer na profissão, Jaque Ferreira investiu em aperfeiçoamento e técnicas. Foram mais de 20 cursos e workshops na área de barbearia. “Procurei os melhores na área”, conta entusiasmada. Ela teve aulas com Allan Calixto (considerado um dos melhores do mundo em cortes degradê), com o Rei do Platinado, Daniel Tubarão e estudou pigmentação e desenho 3D com Lary Silva, só para citar alguns. Todo o empenho resultou em uma clientela fiel e num trabalho reconhecido no mercado. Além do prêmio Tesoura de Ouro que ganhou este ano, em julho, ela recebeu ainda outras premiações, em anos anteriores, que reconhecem sua excelência nas áreas de corte degradê, técnica de platinado e pigmentação.
Jaque Ferreira é casada com Sérgio Farias, de 46 anos, que, além de metalúrgico é barbeiro e, em breve, vai estar com ela na equipe de barbearia. O casal tem uma filha de 13 anos, Ingrid. “Meus planos futuros são compartilhar minha experiência e conhecimentos com outros colegas de profissão, ministrando cursos, e me empresariar como marca de produtos para barbearia”, afirma a profissional da beleza. A barbearia Jaque Ferreira fica no bairro Pavuna, rua Zuleide de Sá Roriz, 475. (Instagram: @jaquebarbearia )
Jaque tem o sonho de conhecer Agno Black, barbeiro de São Paulo, considerado um dos maiores youtubers da área de barbearia da América Latina, com mais de 450 milhões de seguidores.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados