josan (3) - Copia

JOSAN PEREIRA
Manicure/Pedicure e Nail Designer, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

O escritor Paulo Coelho tem uma frase bastante assertiva: “Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo”. Assim aconteceu com a manicure e designer de unhas Josan Pereira, 37 anos. É a filha mais velha de dona Rita, 56 anos, e do mestre de obras Manoel, de 55. Quando tudo parecia desfavorável, a jovem do interior ousou querer mais para a vida dela. Josan Pereira de Moura nasceu na cidade de Passira, no Agreste de Pernambuco, no dia 17 de janeiro de 1986. Com cinco anos veio com os pais e os dois irmãos para Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. “No interior lembro de uma infância feliz, tenho muitas memórias lindas. Mas, quando saímos de lá, por causa do trabalho de mestre de obras do meu pai, tudo mudou. Passamos por muitas dificuldades, nem gosto de lembrar”, diz. “Só quando minha mãe foi trabalhar em casa de família, as coisas começaram a melhorar”, recorda.
Josan tinha 18 anos quando engravidou da primeira filha, Joyce, e decidiu começar a trabalhar. O primeiro emprego foi como manicure em um salão perto de casa. Ela nem tinha ideia que essa decisão mudaria sua vida e que alguns anos depois se tornaria uma empreendedora. A jovem se identificou com a profissão. Mas, quando a filha estava com dois anos, Josan se separou e deixou o salão para procurar um emprego formal. “Eu queria trabalhar de carteira assinada, porque achava que era algo mais garantido”, conta. Ela foi contratada por uma empresa de telemarketing, onde ficou por um ano e três meses. “O trabalho era cansativo, o dia inteiro. E eu ficava muito tempo longe da minha filha”, recorda a profissional da beleza. Mesmo contando com a ajuda da mãe, dona Rita, e dos irmãos mais novos, Joedson e Jonas, ela queria mais tempo com a menina.
A jovem voltou novamente a fazer unhas, dessa vez, atendendo em domicílio. “Eu comecei a fazer minha clientela, mas fui chamada por um antigo chefe para voltar à área de telemarketing”, lembra. E, entre indas e vindas como manicure e atendente de telemarketing, passaram-se cerca de dois anos. Josan refletiu que a área de telemarketing exigia muito, pagava pouco e não a deixava feliz. Já o trabalho como manicure, a realizava. “Então, pedi demissão outra vez e abri um pequeno espaço de manicure, em casa”, conta. O começo foi difícil, pois Josan tinha perdido muitas clientes. “Porque deixei e voltei muitas vezes o trabalho como manicure”, acredita. Mas o desejo de prosperar era grande e o universo foi conspirando a favor da jovem.
Aos poucos, Josan foi reconquistando antigas clientes e fazendo novas. Nessa época trabalhava apenas como manicure e pedicure. “Eu não tinha tempo para fazer cursos, mas assisti vídeos na internet e aprendi a fazer desenhos em unhas, o que era um diferencial no meu trabalho”, revela. A design de unhas também percebeu que o mercado de alongamento estava crescendo e chamou a colega Kelly Lima para trabalhar com ela. “Ela fazia o alongamento com gel e eu finalizava, mas tinha horários limitados e eu deixava de atender muita gente que preferia alongamento. Como eu sempre a via trabalhando e sempre fui autodidata, comecei a usar a técnica em algumas parentes e amigas para treinar e fui ganhando confiança para fazer nas clientes”, relembra. “Aí veio a pandemia e eu tive mais tempo para estudar. Fiz vários cursos on line e me profissionalizei como nail designer”, afirma.
Josan Pereira tem cursos em spa dos pés, alongamentos com tips, fibra de vidro e molde. “Continuo sempre fazendo aperfeiçoamentos, pois sei que essa área só cresce e quero continuar crescendo também”, declara. Já são 10 anos como empreendedora na área de manicure e pedicure. “Sou apaixonada pelo meu trabalho, me sinto realizada, principalmente, quando uma pessoa senta na minha mesa e eu consigo suprir as expectativas dela”, afirma. Hoje a profissional não atende mais em casa. Alugou um espaço, na UR-5, Ibura, onde trabalha com uma cabeleireira, uma designer de sobrancelhas e cílios e uma esteticista, que faz depilação e limpeza de pele. O Instagram do ateliê é @ateliedasunhasjosanpereira. Josan casou novamente com o motorista de ônibus Claudson e teve Benjamim, que tem dois anos, e eles criam Aylla, de 5 anos, neta de Claudson. Completam a família, os enteados Claudson Jr, de 23 anos, e Yasmin, de 18. A filha Joyce também está com 18 anos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados