O mercado da beleza é um dos que mais cresce no Brasil. O segmento de salões de cabeleireiro tem se consolidado no país, como um dos setores da economia com maior número de microempreendedores e autônomos do Brasil, de acordo com o Sebrae. Uma área de trabalho abrangente e democrática. Foi nela que Kamila Rafaela Sotero, 31 anos, se encontrou. A cabeleireira tem um salão há quatro anos no bairro da Estância, no Recife, e divulga seu trabalho nas redes sociais, no perfil @kamila_mechas, no Instagram.
A profissional da beleza nasceu na capital pernambucana, no dia 13 de setembro de 1992. É filha de dona Márcia de Lima Sotero, que a criou sozinha, na periferia recifense. É casada com José Roberto e tem dois filhos: Wesley Rafael, de 11 anos e Maria Cecília, de 7. Quando decidiu se tornar cabeleireira, Kamila havia acabado de ser demitida de um salão de beleza que faliu e onde trabalhou por alguns anos como manicure. “Eu sempre admirei a profissão de cabeleireira e assistia muitos vídeos na internet. Com isso conquistei algumas clientes para serviços simples, como escova, hidratação e progressiva”, conta.
O ex-jogador de basquete e empresário americano Michael Jordan disse certa vez: “Algumas pessoas querem que algo aconteça, outras desejam que aconteça, outras fazem acontecer”. Kamila foi lá e fez. Assim que foi demitida do salão, ela não se deixou abater e decidiu se profissionalizar. Investiu em cursos, como o básico de cabeleireiro, aplicação de mechas e colorações. “Eu comecei atendendo em domicílio. Oferecia meus serviços na internet e ia até a casa da cliente. Algumas pessoas preferiam vir à minha casa”, conta. A profissional comprou um lavatório usado e um espelho e fazia vários serviços nos cabelos e também fazia unhas. “Eu fechava pacotes completos com as clientes”, recorda. A cabeleireira, então, começou a juntar dinheiro. “Na pandemia consegui juntar uma boa quantia, porque como atendia em casa, não parei de trabalhar”, revela.
Antes do falecimento de sua avó, ela deixou um terreno nos fundos da casa, que se tornaria o local onde Kamila finalmente realizaria seu sonho. Com muito esforço e determinação, ela construiu o próprio salão na Estância, numa área bem localizada, com espaço para estacionamento. A profissional de beleza é profundamente grata por ter superado as dificuldades que enfrentou ao longo de sua jornada, desde humilhações e perseguições até o triunfo de ter seu próprio espaço. A cabeleireira está extremamente feliz em participar da sétima edição do Prêmio Destaque Nordeste. “Sou muito grata a minha família, minhas clientes e a Deus por mais essa conquista”, afirma emocionada. Para o futuro a cabeleireira quer continuar se atualizando, conhecendo as novidades da área para crescer cada vez mais na profissão.
1 Comentário
[…] Katarina Conolly participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Kamila Rafaela Sotero participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Jussara Bomfim participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste […]