Por Geovane Souza (23 de 38) - Copia (2)

LEIDE MENDONÇA Cabeleireira, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

“Uns sonham com o sucesso. Nós acordamos cedo para conseguí-lo”. A frase do bem sucedido empresário Abílio Diniz: se aplica muito bem à trajetória de Leide Mendonça. A infância difícil e longe da família não tirou dela o desejo de aprender e de crescer, como pessoa e profissional. Marileide Mendonça Domingues nasceu em Mucugê, no interior da Bahia, na região da Chapada Diamantina, em 14 de maio de 1980. Descobriu a paixão por cabelos aos 12 anos de idade, brincando com amigas. Foi faxineira e lavou roupa para fora, até ter certeza de que trabalhar com cabelos era o que realmente queria. Hoje, ela é dona do próprio salão de beleza, na cidade de Seabra, a 465 quilômetros de Salvador.
A caçula de dona Senhorinha Mendonça Domingues foi separada das irmãs e do irmão aos 4 anos de idade, depois que o pai sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e a mãe precisou entregar os filhos a parentes para ir cuidar do marido. Somente alguns anos depois a família voltou a se reunir. Foi na adolescência que Leide começou a se interessar pela profissão de cabeleireira. “Uma amiga me pediu ajuda para passar um produto no cabelo. Depois disso comecei a receber pedidos de outras amigas, fui gostando, fazendo outros serviços e passei a cobrar uma pequena taxa.
Mas Marileide casou. E um ano depois, engravidou da filha aos 20 anos, e dois anos depois, do filho. Foram duas gravidezes de risco e precisou dar uma pausa nos planos de ser cabeleireira. Porém, por pouco tempo. Aos 23 anos, com os filhos um pouco maiores, decidiu dedicar-se realmente à profissão. Fez um curso e começou a atender em casa. “Comecei na garagem. Não tinha dinheiro para investir em produtos de qualidade, nem em bons equipamentos”, lembra. Ela ganhou uma cadeira de escovar da mãe e, depois, um lavatório, do marido Adailton. “Quando chovia, meu espaço alagava e eu tinha que usar a sala de casa”, relembra.
Enquanto atendia de improviso na garagem, começou a construir um espaço próprio, com a ajuda do marido, o comerciante Adailton Santos. O esforço para melhorar a estrutura de atendimento foi acompanhado pelo empenho em aprender e se especializar. Para se tornar a profissional de hoje, Leide fez vários cursos: de mechas, soltura de cachos, colorimetria master, instrutora técnica e cabeleireira profissional. “Chegava a viajar até oito horas para assistir às aulas”, conta.
Leide teve todo o apoio da família, especialmente da mãe. De acordo com a cabeleireira, dona Senhorinha sempre dizia: “Vai minha filha, você consegue”. Ela acreditou. O Salão LB, funciona há seis anos no Centro de Seabra, também na Chapada Diamantina. Fica na rua Manoel Teixeira Leite, nº 897/A, no bairro Doutor Seabra. O espaço é especialista em cachoterapia, soltura de cachos, luzes e mechas. Instagram: @centrodabeleza_lb. Telefone: (75) 9-9998.8057.
O “B” da sigla no nome do salão é de Beatriz, de 23 anos, filha mais velha de Leide Mendonça. Enquanto decide se vai seguir os passos da mãe, ela também termina o curso de Psicologia. O filho Deivid Santos, de 19 anos, segue os passos do pai. Os dois abriram juntos um lava jato. “Minha família é tudo pra mim, meu incentivo para crescer cada vez mais”, afirma Leide. Os planos dela para o futuro são se especializar ainda mais e transmitir para outras pessoas tudo o que aprendeu.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

4 Comentários

  • Lucilei Alves do Carmo

    Maravilhoso sua história de vida meus parabéns quê Deus continue te abençoando e que você possa crescer e realizar todos os seus sonhos sucesso amiga .

  • Lucilei Alves do Carmo

    Maravilhoso sua história de vida meus parabéns quê Deus continue te abençoando e que você possa crescer e realizar todos os seus sonhos sucesso amiga

  • Marileide Mendonça Domingues

    Quero agradecer primeiro a Deus sou muito grata por ter minha história contada por uma revista iternacional destaque do Nordeste que passa muita sinceridade e compromisso com as pessoas sinto especial é tenho o maior orgulho de ser representada por essa mulher forte como Maria da Penha sou fã dessa mulher incrível parabéns sucesso sentimento gratidão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados