LIGIANE SECADOR ALTA - Copia (2)

LIGIANE SOARES
assistente social e cabeleireira, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

 “Cada passo em direção a seus objetivos é um presente que você dá a si mesmo, construindo seu próprio destino.” Esta frase sempre foi uma inspiração para a cabeleireira Ligiane Soares Rodrigues Bezerra. Formada em Serviço Social, contratada por uma empresa privada, ela largou tudo para empreender na área da beleza. Foi com determinação que ela sempre construiu sua história. Ligiane nasceu no Recife, no dia 1º de março de 1979. Desde os 13 anos, demonstrou habilidades para cuidar de cabelos, quando começou a trabalhar em um salão.
Ligiane Soares é filha de dona Maria da Conceição e seu Evaldo Pereira. Cresceu com a irmã Tatiane no bairro da Várzea, na zona oeste do Recife. Desde cedo mostrou responsabilidade. Incentivada a estudar e a ter uma formação de nível superior, ela foi aprovada no curso de Serviço Social, na Universidade Católica de Pernambuco, e quis conciliar o trabalho como cabeleireira com os estudos na faculdade. Enquanto estudava para ter seu diploma, fez vários cursos na área da beleza. “Minha inspiração foi o renomado cabeleireiro Marco Antônio Di Biaggi, que começou de baixo e alcançou o sucesso”, afirma.
A recifense se formou como Assistente Social no ano de 2002 e trabalhou por dez anos em uma empresa privada. Mas nunca deixou a área da beleza. Nos fins de semana, continuou a trabalhar como cabeleireira. No entanto, devido a dificuldades financeiras, e com o pai desempregado, a profissional da beleza percebeu que teria que focar em apenas uma carreira. “Achei que a área da beleza poderia me dar um retorno mais rápido. Fiz um acordo com a empresa onde trabalhava e fui demitida”, conta. Era o ano de 2009 e ela usou o dinheiro da sua indenização para abrir seu salão de beleza.
Em busca de crescimento na profissão, Ligiane fez vários cursos presenciais e online, workshops e palestras. Recebeu reconhecimento pelo seu trabalho, incluindo diplomas da Câmara Municipal do Recife e da ALEPE além dos mais disputados prêmios na área d beleza: Troféu de Ouro, em 2017; Tesoura de Ouro, em 2019; Tesoura de Diamante, em 2022 e o título de Embaixadora do Troféu Tesoura de Ouro 2023. “Hoje faço um curso de manipulação cosmética, administrado pela química Keyla Sampaio, atuando como formuladora científica”, conta Ligiane.
O espaço dela, Casa Femme, funciona há 14 anos. No Instagram (@femme.casadocabelo) é possível conhecer mais sobre seu trabalho. Neste mesmo local sua tia Ivanilda Soares (falecida) irmã do seu pai e madrinha de Ligiane, também trabalhou cortando e arrumando cabelos. “Hoje, quando meu pai me vê aqui, lembra de tia atendendo no mesmo lugar, que vivia cheio de clientes”, afirma emocionada. A cabeleireira sabe que a profissão é desafiadora, exige muito tempo e dedicação. “Apesar de tudo, me sinto realizada por conseguir alcançar uma grande e fiel clientela, por mais de 20 anos. E hoje meu número de clientes cresce a partir das minhas próprias freguesas, que trazem novas pessoas, e vou atendendo mãe, filha, avó, sobrinhas e tias da mesma família”, declara.
A empreendedora é casada com o administrador André Luís e tem uma filha, com 16 anos. “Meu esposo é coordenador de uma empresa, na área de Logística, e cresceu junto comigo”, diz orgulhosa. Ligiane mora com os pais, o marido e a filha no Bairro da Várzea. Ela afirma que o sentimento por dedicar duas décadas de sua vida à profissão de cabeleireira é de gratidão. “Agradeço a Deus pela determinação e coragem que sempre tive na vida e por jamais desistir, mesmo com o mercado, que só tem crescido a concorrência. Sigo em busca, evoluindo mentalmente e profissionalmente”, diz ela.
Para o futuro, a profissional da beleza planeja continuar investindo em especialização e capacitação, para conquistar ainda mais reconhecimento. Ligiane diz aos colegas de profissão, especialmente aqueles que estão começando agora: “Precisamos estudar diariamente, porque apesar do mercado competitivo, com estudo vocês terão mais possibilidades. O conhecimento pode dar asas para quem quer voar mais alto”, conclui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados