CARLOS PIRIPIRI - Copia (2)

LUÍS CARLOS LOPES
empresário, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

O pitoresco município de Pedro Segundo, localizado na Serra dos Matões, ao norte do Piauí, é a terra natal do empresário Luís Carlos da Silva Lopes, de 43 anos, que é dono de uma distribuidora de cosméticos. Fica a 204 quilômetros da capital Teresina e é conhecido como “Terra da Opala”, por ter as mais puras minas da pedra opala do país. Há quem diga que em todo o mundo, as autênticas “gemas” de opala são encontradas apenas na Austrália e no Brasil, no subsolo pedrossegundense. Apesar de ter uma destacada produção de pedras preciosas, o município tem como principal fonte de economia a agricultura. Carlos nasceu no dia 25 de abril de 1980. É filho do agricultor Raimundo de Lima Lopes e da dona de casa Maria Eva da Silva Lopes. Cresceu, com sete irmãos, no povoado de São Gonçalo, na zona rural de Pedro Segundo, ajudando o pai na roça.
Quando seu Raimundo faleceu, no ano de 1998, Carlos tinha 19 anos e decidiu tentar a vida no Rio de Janeiro, onde morou por 11 anos. Trabalhou como copeiro, segurança e manobrista. “Foi muito difícil porque estava sozinho numa cidade grande, passei por muitas dificuldades, inclusive financeiras, mas aprendi muita coisa”, conta o empresário. Carlos morou ainda um ano e meio, em Camaquã, no Rio Grande do Sul, e dois anos em São Paulo, até que bateu a saudade e decidiu voltar para Pedro Segundo, no ano de 2013. Ele ainda nem imaginava que seria um vendedor de mão cheia e, menos ainda, que se tornaria dono do próprio negócio.
De volta a sua terra, Carlos começou a vender perfumes importados. Pouco tempo depois ele recebeu o convite para ser representante comercial de uma marca de cosméticos, a Perfil Hair. Carlos não tinha experiência com vendas, menos ainda na área da beleza e foi um grande desafio. “Certa vez cheguei em um salão para fazer uma venda e a cliente me pediu um simples botox orgânico e eu não fazia a mínima ideia o que seria orgânico”, recorda. Mas ele não se intimidou, participou de treinamentos na própria empresa e foi buscando mais conhecimentos.
Com isso, passou a representar outras marcas e produtos. O crescimento de Carlos acompanhou o desenvolvimento da pequena Pedro Segundo, que apesar de estar localizada em uma região de calor, fica a 600 metros do nível do mar e, por isso, tem um clima ameno, com temperaturas que podem chegar a 15 graus nos meses de junho e julho. Na área urbana, o casario colonial mantém características originais da arquitetura portuguesa. A cidade tem ainda sítios arqueológicos, com registros da presença de homens pré-históricos na região, além de belas cachoeiras e também se destaca por seu rico artesanato à base de fio de algodão.
O piauiense fez vários cursos de vendas, assistiu palestras, participou de workshops. Passou a dominar tanto o assunto que começou a ser convidado para dar palestras e treinamentos e hoje é um respeitado consultor na área de vendas no Piauí e dono da Distribuição Carlos Cosméticos. No ano passado a empresa foi primeiro lugar na pesquisa de opinião pública feita pela Inovare Marketing, como o distribuidor com os melhores produtos de salão de beleza e que mais contribuiu para o desenvolvimento municipal. “Eu não imaginaria em nenhuma circunstância que minha empresa “Distribuição Carlos Cosméticos” seria esse grande sucesso, evolui 100% como profissional, não faria nada diferente”, fala entusiasmado.
O empresário planeja montar um centro técnico profissional para ajudar outras pessoas que querem crescer na área de vendas. Carlos Lopes está solteiro e tem um filho de 6 anos, o Gustavo Henrique. “Meu combustível e motivação de todos os dias”, diz o pai orgulhoso. Apesar da vida corrida e agitada, procura sempre se reunir com a família. “Eu sempre tive todo o apoio deles. Minha mãe e meus irmãos são meu porto seguro”, afirma. E aconselha que aqueles que querem seguir a mesma área profissional sejam perseverantes. “Nunca desistam e sejam sempre otimistas”, ensina.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados