IMG_4365 - Copia (2)

MAYARA MILENA
cabeleireira, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

Ela é conhecida em João Pessoa, na Paraíba, como “Rainha das Mechas”. A cabeleireira Mayara Milena herdou o dom para cabelos da mãe, dona Lucimar Oriente, de 71 anos. Dona Lucimar já foi dona de salão e instrutora do curso de cabeleireiro do Senac, mesmo aposentada, de vez em quando atende algumas clientes. Mayara é a filha mulher mais nova. Dona Lucimar tem ainda na mesma profissão a filha mais velha, Molisa, de 40 anos, e Nadson, de 50. Ambos, donos de salão em Campina Grande, onde a Mayara Milena nasceu. O município é considerado um grande pólo universitário e de ensino médio e técnico e fica a 128 quilômetros da capital, João Pessoa. Os outros dois filhos da cabeleireira e instrutora, Neville, 49 anos, e Nickson, 28, trabalham em outras áreas. A mãe foi a maior inspiração para Mayara. “Desde cedo já sabia que ia trabalhar na área de beleza, pois sempre tive o exemplo da minha mãe para me espelhar”, confessa a profissional da beleza.
Mayara Milena Oriente Sousa tem 37 anos. Nasceu no dia 26 de junho de 1986. Aos 10 anos de idade foi trabalhar num sacolão de hortifruti para ajudar nas despesas da família, primeiro como embaladora, depois no caixa. “Recebia 15 cruzeiros, na época. Dava Cr$10 a minha mãe e ficava com cinco. E ainda levava frutas e verduras pra casa”, lembra. Nessa mesma época, ela começou a ter o desejo de trabalhar na mesma área que dona Lucimar. Mayara costumava observá-la trabalhando, com admiração. “Eu chegava em casa e pranchava meu cabelo. Como não tinha equipamento, às vezes usava o ferro de passar. Também descoloria os cabelos de algumas amigas”, recorda. E foi assim, que deu os primeiros passos na profissão. Um começo bem difícil, porque ela queria se profissionalizar, mas tinha que continuar trabalhando para ajudar a mãe.
Com 17 anos, Mayara abriu um pequeno salão no terraço de casa. Mas só atendia à noite e aos domingos. Durante o dia trabalhava como vendedora em um shopping e também foi recepcionista de posto de saúde. Com o tempo, conseguiu fazer um curso completo de cabeleireira, depois de mechas e aos poucos foi se especializando. Trabalhou também em dois salões de beleza. Com 22 anos engravidou da primeira filha, Maria Eduarda, ficando ainda mais sem tempo para se dedicar ao seu salão. Mas, como está na no livro de Marcos, na Bíblia, “Tudo é possível para quem tem fé”. E Mayara sempre acreditou nisso.
Em 2017, a cabeleireira casou com Matheus Ribeiro, profissional da área de tecnologia da informação. Três anos depois, o esposo foi transferido pela empresa onde trabalha para a cidade de João Pessoa. Nessa época o filho do casal, João Miguel, estava com um ano e dois meses. Mayara começou a preparar o terreno para se mudar também. Nos primeiros meses ia só nos fins de semana. “Fui divulgando meu trabalho pelo Instagram, pedi oportunidades a blogueiros e comecei atender em domicílio”, conta. A primeira cliente foi conquistada na rua. “Estava passando pela praia e a chamei para arrumar os cabelos e fazer umas fotos. A levei para minha casa, fiz uma escova e fotografei. Ela ficou encantada com meu trabalho, até hoje é minha cliente”, diz orgulhosa. Durante algum tempo a cabeleireira enfrentou algumas dificuldades até começar a ter a própria clientela.
Tudo começou a mudar quando Mayara Milena alugou um pequeno espaço para atender. Depois conseguiu levantar um empréstimo e foi para uma sala maior, no térreo do mesmo prédio. Fez vários cursos de especialização e workshops em mechas, loiros e colorimetria. Aos poucos foi se destacando na área. Participou das premiações Tesoura de Ouro Oficial, edição da Paraíba, nos anos de 2022 e 2023, e hoje é conhecida em João Pessoa como “Rainha das Mechas” O studio Mayara Milena – Rainha das Mechas fica no bairro do Bessa (Instagram: @studiorainhadasmechas). “Estou na minha melhor fase profissional, pois estou sendo reconhecida regional e nacionalmente”, diz entusiasmada. E completa: “Meu sentimento é de total gratidão. Primeiro a Deus, depois a minha mãe que me inspirou, a meu esposo que me apoiou em tudo e as minhas clientes que sempre confiaram no meu trabalho”. A cabeleireira Mayara Milena planeja continuar se capacitando para “alçar vôos mais altos”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados