Monique-9x (2) - Copia

MONIQUE GOMES
cabeleireira, especialista em alisamento, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

O mercado da beleza tem sido um terreno fértil para pessoas em busca de oportunidade de trabalho e crescimento profissional no Brasil. O setor abriu mais de 11 mil negócios em junho de 2022, de acordo com levantamento realizado pelo Estadão, o que mostra um crescimento de 28,5% no mesmo mês, em relação a 2020. Os salões de beleza são o segundo setor com maior número de empresas ativas em todo o território brasileiro. Para a felicidade da fluminense Monique Oliveira Gomes, que há 16 anos se encontrou na profissão de cabeleireira.
Mulher de muita fé, a profissional da beleza sempre acreditou no que está escrito no livro bíblico de 1 Coríntios, 1:9, diz: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”. Mesmo tendo passado por momentos muito difíceis, desde criança. “Sofri demais na infância, fui molestada por uma pessoa, várias vezes era agredida pelo marido de minha mãe, já dormi no chão, passei fome… Não tinha perspectiva na vida”. Monique começou a trabalhar aos dez anos de idade em casa de família. “Era cheia de traumas e mágoas, mas tive patroas que me ensinaram muito, pessoas que me ajudaram e me aconselharam”, recorda.
O encontro com a área da beleza surgiu mais tarde, na vida adulta, quando já era mãe solo e foi trabalhar no salão de Katwcia, madrinha do filho Kauã, para ajudar na limpeza. “Eu observava ela trabalhando e comecei a gostar da profissão”, diz. Mas Monique continuou trabalhando em casa de família, porém não parava de pensar em ser cabeleireira. “Eu não tinha dinheiro para fazer cursos, foi então que descobri um curso gratuito em uma igreja e algumas pessoas me ajudaram a comprar materiais”. O pastor da igreja que frequentava conseguiu uma vaga para ela como manicure, em um salão, mas ela conta que muitas vezes não tinha o dinheiro da passagem para ir trabalhar. “Um dia, a dona do salão olhou para mim e disse: Monique você ainda vai ser uma grande cabeleireira”, recorda com alegria. “Deus a colocou em meu caminho. Andréia me ajudou e me ensinou muito. Trabalhei lá por quatro anos”, conta.
Decidida a ter seu próprio local de atendimento, Monique atendeu em espaços improvisados, como na varanda de casa. Ao longo do tempo investiu em mais conhecimentos na área. Fez workshops de mechas, corte, relaxamento e colorimetria. É instrutora e técnica formada na Hair School Internacional e na Adlux Academy. “Uma vez orei a Deus para conseguir ministrar aula num evento e dois dias depois Deus me respondeu e fui chamada para participar da feira de beleza, onde ministrei um workshop”, conta emocionada.
Hoje Monique Oliveira tem um salão do jeito que sonhou no centro de São Gonçalo, cidade onde vive. “Não é um salão luxuoso, mas conseguir chegar até aqui é uma evolução. Deus disse que ia realizar e está realizando. Hoje, além de atender no salão, dou cursos, e poder ensinar o que sei fazer de melhor é gratificante demais pra mim”. Ela é conhecida como “Rainha do Liso”. Seu Studio Monique Oliveira fica na rua Doutor Feliciano Sodré, nº 97, no Centro. O instagram é @studiomoniqueoliveira_.
Monique nasceu em 29 de junho de 1987. É a filha mais velha de Tânia Regina, que é empregada doméstica e tem mais seis filhos. Cresceu no bairro do Boaçu, em São Gonçalo. A cabeleireira criou sozinha o filho Kauã Oliveira da Silva, que está com 17 anos. “Eu espero evoluir muito mais, montar uma escola para ensinar pessoas que querem trabalhar na área da beleza”, planeja. Ela deixa um recado para quem quer se aventurar na profissão: “Não desista dos seus sonhos, comece com o que tem, evolua e respeite seu tempo. Não é fácil, mas no final valerá a pena”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados