NEIDE SONALYS
gerente administrativa de hotel, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)
Há 24 anos radicada em Recife, a paraibana Neide Sonalys almeja um dia receber o título de cidadã recifense e pernambucana. Tem um grande amor pela capital de Pernambuco, por tê-la acolhido quando chegou, no ano de 1999. “Vim em busca de emprego, pois no tempo não havia oportunidades na minha cidade”, afirma. O primeiro emprego de Neide no Recife foi numa pastelaria. Na época, tinha 21 anos. Hoje, aos 47, é gerente administrativa numa rede de hotéis, onde trabalha há seis anos. A empresa tem seis unidades em Recife, Ipojuca (Muro Alto) e Maceió, todas gerenciadas por Neide. A nova função foi conquistada há dois anos. “Sou muito grata a meus patrões pela confiança e oportunidade que me deram”, declara.
A conquista de uma posição melhor no mercado de trabalho não foi fácil. Chegou a Pernambuco ainda sem o ensino médio completo e voltou a estudar. Terminou os estudos na rede pública estadual. O primeiro emprego formal surgiu em 2001, numa pastelaria, mas ficou menos de um ano lá. “Não era o que eu queria, não me identifiquei com o trabalho”, confessa a paraibana. Então ela decidiu investir mais na formação profissional e fez um curso de auxiliar de cozinha. Neide também trabalhou por um tempo, na produção de desfiles de moda. No ano de 2009, foi admitida como camareira, em um hotel, e tomou gosto pela área de hotelaria, onde passou por outras duas empresas até ingressar no grupo que está hoje. Exerceu várias funções como: auxiliar de cozinha, cozinheira chefe, porteira, recepcionista e supervisora.
As promoções vieram pelo empenho e dedicação de Neide Sonalys e de duas características em especial: a habilidade de lidar com o público e a disposição e disponibilidade para trabalhar. A profissional de hotelaria também investiu em cursos na área, como o de recepcionista. E, aos poucos foi conquistando espaço e reconhecimento. “No início eu não acreditava que seria capaz, pois não tinha muito estudo”, relembra. Mas Neide estava muito enganada. Tanto que chegou à posição que está hoje de gerente administrativa. “Para mim é um grande desafio. São muitas responsabilidades. Lido com financeiro, RH, compras. Faço de tudo um pouco. Mas o mais difícil, mesmo, é lidar com funcionários. É preciso saber ouvir a todos e intermediar situações, o que não é fácil “, avalia.
A gerente administrativa fica mais tempo na unidade de Boa Viagem, no Recife, mas sempre viaja para Muro Alto e Maceió, onde estão os demais hotéis da rede. A rotina começa às 9 da manhã e, nem sempre, tem hora para acabar. “Ainda tenho muito a aprender nesta nova função. Quero fazer cursos e terminar minha faculdade de gestão empresarial”, planeja. Neide é muito grata à empresa Nailton Imóveis Administradora Ltda. “Tenho orgulho de fazer parte desse grupo que só vem crescendo no Estado de Pernambuco. Agradeço aos meus gestores, em especial ao Sr. Nailton, por acreditar no meu potencial”, afirma.
Maria Azeneide Sonalys da Silva, mais conhecida como Neide no ambiente profissional, nasceu no dia 14 de junho de 1976, na cidade de Pitimbu, no litoral sul da Paraíba, a 73 km da capital João Pessoa. Lá ela é conhecida como Tintinha. A cidade tem belas paisagens e 26 km de litoral, onde existem 13 praias quase desertas, estuários, falésias coloridas, bancos de areia e arrecifes. Uma das que mais se destaca é praia Bela, que também é banhada pelo rio Mucatu. Lugar paradisíaco ideal para se degustar o melhor da culinária local, à base de frutos do mar, praticar esportes e fazer ecotrilhas. “Amo minha cidade, sempre vou lá visitar minha família”, conta. Neide é filha da costureira Maria Azenita, que criou ela e o irmão Cleiton Igor, sozinha. Cleiton também trabalha no setor hoteleiro na Paraíba. A gerente administrativa é mãe de Carolina Sonalys, de 29 anos, que é designer de interiores e decoradora de festas no Recife, e de Laissy Sonalys, de 31 anos, que é enfermeira em um Hospital da Paraíba. Ela ainda é avó de Matheus Gabriel, de 10 anos, filho de Laissy.
A fé é o maior instrumento de crescimento na vida de Neide Sonalys. A garota que nem tinha terminado os estudos, na Paraíba, chegou longe ao se tornar gerente administrativa. Como disse o ativista político e líder pacifista americano, Martin Luther King Jr: “Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada, apenas dê o primeiro passo”. E ela faz questão de externar toda sua gratidão: “Sou muito grata a Deus pelas oportunidades e a minha família por todo o apoio que sempre me deu. Agradeço também a meu esposo Tayrone Ribeiro da Costa, um ser maravilhoso, extremamente parceiro e que me apoia em tudo”, fala emocionada. “Estou muito feliz em mais uma vez sair na Revista Internacional Destaque Nordeste, que alavancou minha carreira em 2021”, afirma Neide.
1 Comentário
[…] Fernandes de Lima participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Neide Sonalys participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste Natane Menezes participará da sétima edição da revista internacional destaque nordeste […]