20231031082711_IMG_9475 - Copia (2)

ROSANGELA CHACON
cabeleireira/ terapeuta capilar / técnica profissional / colorista, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)

Rosangela Chacon Domingos é cabeleireira, terapeuta capilar e técnica profissional. Está há 14 anos na área da beleza. Uma profissão que abraçou por pura necessidade, mas que mudou sua vida. “Posso dizer que minha vida se divide em antes e depois de me tornar cabeleireira”, afirma Rosangela. Ela tem uma salão na Praia das Palmeiras, em Caraguatatuba, litoral norte do estado de São Paulo, onde vive há 26 anos. A profissional da beleza viaja pelo Brasil como educadora técnica, da empresa de cosméticos Adlux, ministrando cursos e workshops. Quando não está em viagem, atende em seu espaço, onde tem uma clientela fiel, que a acompanha desde o seu início.
A profissional da beleza nasceu na cidade de São Paulo, no dia 14 de abril de 1977. É a oitava filha do vendedor autônomo José Fernandes da Silva (falecido) e da dona de casa Mirian Maria Chacon, 75 anos, que tiveram outros 11 filhos. “Sou filha de pai mineiro e mãe descendente de espanhóis”, afirma a paulistana, que começou a trabalhar com 15 anos, na área de contabilidade. “Com 19 anos tive minha primeira filha e comecei a perceber que seria difícil continuar num emprego formal”, lembra. Então, aos 20 anos, começou a trabalhar como manicure e um ano depois saiu da empresa de contabilidade para conseguir tomar conta das filhas, pois já estava grávida da segunda.
Do primeiro casamento Rosangela Chacon teve três filhas. E por um longo tempo, a cabeleireira se dedicou apenas a elas. Até que aos 32 anos, já no segundo casamento e com quatro filhas, avaliou que precisava de uma profissão que a permitisse trabalhar e cuidar das meninas e decidiu fazer um curso de cabeleireiro gratuito pela prefeitura de Caraguatatuba. “Assim que entrei no curso, minha irmã Cleide e meu cunhado Gileno me presentearam com todos os equipamentos necessários para montar um salão e, antes mesmo de me formar, eu comecei a atender”, conta. Suas clientes de unha passaram a ser clientes também no salão. Fazia de tudo: química, luzes, progressiva e cortes. Quando tinha qualquer dúvida perguntava à professora do curso, dona Odileuza Cavalhaes (falecida). “Minha mestre, a quem devo muito do que aprendi”, lembra com saudade.
Alguns anos depois Rosangela voltou ao mesmo curso como instrutora voluntária e ajudou a formar 80 profissionais da beleza. Hoje a escola virou Instituto Odileuza Cavalhaes, em homenagem à educadora capilar. Rosangela exerce a profissão de cabeleireira há 14 anos. Ao longo desse tempo fez vários cursos de aperfeiçoamento e especialização, como de técnica capilar, terapeuta capilar e colorista internacional. Ao longo do caminho enfrentou alguns problemas de saúde, como síndrome do pânico, depressão e uma arritmia cardíaca grave. “Estou há três anos na fila de espera para fazer uma cirurgia, que se chama ablação cardíaca”, conta. O procedimento minimamente invasivo tem 95% de cura total. “Mas infelizmente é um procedimento muito caro e preciso aguardar”, explica.
Apesar das questões de saúde, Rosangela Chacon trabalha com dedicação e tem orgulho de dizer que a profissão mudou sua vida. “Como cabeleireira pude melhorar meu padrão de vida e pagar os estudos das minhas filhas”, afirma a profissional da beleza, que tem como lema a frase: “O que não me mata me torna mais forte!”. A técnica e terapeuta capilar é casada há 19 anos com Luís Alexandre Domingos e é mãe de Miriã, de 27 anos, Bárbara, 25 e Rebeka, de 22 anos, da primeira união, e Kaylane, de 16 anos, do segundo casamento. Ela já tem cinco netos: Alice, Isadora, Isabel, Guilherme e Davi. “Eles são a luz dos meus olhos e o sorriso de meus lábios”, diz.
Ao olhar para trás e comparar o início de sua carreira com o momento presente, a técnica capilar percebe a enorme evolução que alcançou. Ela se sente realizada com sua trajetória profissional e faz planos para o futuro: trabalhar exclusivamente como educadora e levar sua expertise pelo mundo, compartilhando seus conhecimentos com novas gerações de profissionais da beleza. Seu conselho para quem começa na área é “Nunca deixe de estudar e se aperfeiçoar. Para conhecer seu trabalho acesse o perfil do seu salão no Instagram @chaconcabeleireira.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Destaque Nordeste – Todos os direitos reservados