THALLES CHERLES
Conselheiro Tutelar do Recife, participará 7ªedição da Revista Internacional Destaque Nordeste( Lei 17959)
Thalles Pitter Gomes da Silva, 49 anos, mais conhecido como Thalles Cherles, está indo para o quarto mandato consecutivo como conselheiro tutelar do Recife. É um dos conselheiros mais atuantes, tendo o reconhecimento dos órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direito, a exemplo do Poder Judiciário, Ministério Público e do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente. Um jornada motivada por seu envolvimento anterior como presidente da organização não governamental chamada Centro de Cultura e Cidadania Ernesto Che Guevara, que oferecia oficinas de arte circense a adolescentes, para tirá-los das ruas e do caminho da criminalidade. Foi nesse contexto que sua afinidade com a promoção dos direitos, especialmente os direitos das crianças, adolescentes e suas famílias, começou a ganhar destaque.
Thalles nasceu no Recife, no dia 12 de dezembro de 1974. É filho de José Gomes, ex-vereador da capital pernambucana, e de Adelva Gomes, ambos falecidos, e tem três irmãos: Shirley Magaly, 56 anos, Charles Antony, de 50, e Thacyana Michele, 43 anos. Cresceram juntos no bairro de Santo Amaro, onde o conselheiro vive até hoje, com a esposa Lorena Milena Teixeira Gomes e os filhos David, de 20 anos, e Sofia, de 17. Começou a trabalhar na Câmara Municipal do Recife, aos 17 anos, assessorando o vereador Romildo Gomes, a pedido de seu pai. Também foi comerciante no bairro onde cresceu. “Mesmo trabalhando na Câmara e sendo um comerciante conhecido, sentia falta de algo mais na minha vida”, revela.
O recifense foi ainda administrador do mercado público de Santo Amaro, delegado de Transporte e Trânsito, Direitos Humanos e Igualdade Racial, além de delegado e coordenador do orçamento participativo. Depois de ter contato com com os meninos da ong, decidiu se candidatar ao Conselho Tutelar e venceu. “O início de qualquer vida profissional não é fácil. O cotidiano do Conselho Tutelar é árduo, pois lidar com todo tipo de violações de direitos envolve sentimentos, angústias e por isso, precisamos de equilíbrio e conhecimento, para aplicação de medidas de proteção”, opina. Como conselheiro tutelar, Thalles acompanhou diversos casos de grande repercussão, entres eles abando, maus tratos e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Como resultado dessa experiência, ele está preparando um livro intitulado “Memórias de um Conselheiro”, que será lançado em 2024.
Thalles e os demais Conselheiros Tutelares passam por formação contínua, na Escola de Conselhos da Universidade Federal de Pernambuco. Ele é formado em Processo Gerenciais e tem especialização em Exploração do Trabalho Infantil, certificada pelo Ministério Público do Trabalho. “Estou na melhor fase de minha carreira profissional, indo para meu quarto mandato, tendo obtido expressivas votações”, avalia. O Prêmio Internacional Destaque Nordeste foi a coroação de todo o trabalho que vem sendo realizado por ele, desde 2009, pautado por um atendimento humanizado e pelo compromisso com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
A missão de Thalles Cherles é continuar trabalhando com dedicação, lançar seu livro em e, futuramente, se lançar candidato ao parlamento, para ser um defensor dos direitos da criança e do adolescente, além de elaborar projetos de lei que beneficiem essa população e fiscalizar o poder executivo para garantir o cumprimento de seu papel. Ele deixa um conselho para os que estão começando em suas profissões: tratar as pessoas com empatia, respeito e dedicação, pois esses são os elementos fundamentais para o sucesso profissional e para uma vida significativa. Em suas palavras, “Essa é a fórmula não só para um excelente profissional, mas também para a vida.”